Huawei inicia transição do Android para o HarmonyOS oficialmente

1 min de leitura
Imagem de: Huawei inicia transição do Android para o HarmonyOS oficialmente
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A fabricante chinesa Huawei iniciou oficialmente a transição do sistema operacional móvel Android para a plataforma desenvolvida internamente, o HarmonyOS 2.0. De acordo com o site XDA Developers, o cadastro para desenvolvedores que desejam participar das fases Beta da plataforma já começou.

A ideia é agregar parceiros dispostos a desenvolver aplicativos exclusivos ou portar serviços e ferramentas para o HarmonyOS desde essa fase inicial. Por enquanto, isso só é possível a partir de um cadastro feito na versão chinesa do site do sistema. Entre os avisos, a empresa reforça que o software está instável e é direcionado apenas para uso profissional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além da restrição geográfica, nem todos os aparelhos são compatíveis com a plataforma no Beta. São habilitados os seguintes modelos, que já estão no EMUI 11 e provavelmente devem fazer parte da primeira leva de migração do Android:

Relembre a briga

A Huawei está proibida oficialmente de utilizar a versão licenciada do Android com o ecossistema de aplicativos da Google desde maio de 2019, como parte da disputa política e econômica entre a marca e os Estados Unidos. O país acusa a companhia de espionagem governamental utilizando recursos e infraestrutura em outros países.

Em 2020, o banimento ganhou novas proporções com o fim de atualizações do Android. Como alternativa, a Huawei iniciou o desenvolvimento de uma plataforma própria, o Harmony OS (Hongmeng OS, na China). Inicialmente proposto para dispositivos inteligentes domésticos, como televisores e relógios, ele agora será um sistema próprio para tablets e smartphones. A previsão é que a atualização seja proposta para consumidores interessados a partir de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.