A transformação digital e o impacto no mercado de trabalho até 2030

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de:  A transformação digital e o impacto no mercado de trabalho até 2030
Avatar do autor

Equipe TecMundo

@tec_mundo

O avanço da tecnologia sobre as atividades de trabalho tradicionais é inevitável. De acordo com um estudo global realizado pela PwC, a inteligência artificial e a robótica, por exemplo, podem colocar em risco três em cada dez empregos até 2030. Essa mudança ocorre principalmente devido aos estágios de maturidade elevados que essas tecnologias alcançaram.

Como se adequar?

Devido à pandemia da covid-19 diversas mudanças ocorreram nos ambientes de trabalho. A crise que afetou muitas empresas trouxe à tona a discrepância entre as habilidades valorizadas anteriormente e as que são realmente necessárias para atuar em um mundo digital.

Consequentemente, os líderes das organizações passaram a perceber a importância de se investir em ações de impacto, na capacitação constante de seus colaboradores e nas adequações necessárias para continuar crescendo mesmo diante das incertezas.

Para amenizar o impacto, felizmente, existe uma saída eficaz: a qualificação digital (ou digital upskilling, no conceito originado do inglês).

Novas competências

A pesquisa Upskilling Hopes & Fears realizada pela PwC constatou que 77% dos trabalhadores “acreditam que a tecnologia terá um efeito positivo sobre o trabalho”.

Pensando nisso, a empresa — que hoje possui um network de firmas em 157 países — vem colocando em pauta a discussão sobre o tema em nível global, com o auxílio de um programa de capacitação que prepara o capital humano das empresas para as novas demandas do mercado.

“Esse é um problema complexo que exige que líderes empresariais, governos e educadores trabalhem juntos para tornar o mundo um lugar mais resiliente, capaz e inclusivo. Na PwC, acreditamos que todos devem poder viver, aprender, trabalhar e participar do mundo digital. O nosso programa global Novo Mundo Novas  Competências olha para a necessidade de aumentar a qualificação da força de trabalho no mundo e eliminar a exclusão digital”, diz Marcos Panassol, sócio da PwC Brasil e líder de digital upskilling.

Para estimular o debate sobre o assunto, entre os dias 7 e 11 de dezembro acontecerá a 2ª edição da Digital Week criada pela PwC Brasil. A programação que será 100% online, ao vivo e gratuita, poderá ser conferida na plataforma do YouTube e do LinkedIn.

O evento irá contar com grandes especialistas do mercado para debater temáticas relacionadas à transformação digital e a digitalização cada vez mais presentes no Brasil e no mundo.

“Estamos entusiasmados em compartilhar o que aprendemos e ajudar empresas, governos, comunidades locais, entidades e indivíduos a acelerarem a jornada de aprimoramento'', completa Panassol.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.