The BRIEF

China busca independência dos EUA no design de processadores

Startups chinesas estão contratando engenheiros e executivos das maiores companhias americanas do setor

26/11/2020, às 15:00

China busca independência dos EUA no design de processadores

Fonte:  Wikimedia Commons/Reprodução 

Imagem de China busca independência dos EUA no design de processadores no tecmundo

Quando o analista do Eurasia Group Paul Triolo declarou ao jornal Financial Times que “Joe Biden deve ouvir o argumento de que, indo atrás da Huawei, vai prejudicar as empresas americanas ao encorajar a China a desenvolver seus próprios produtos”, ele apenas expressou o que já acontece: startups chinesas estão contratando engenheiros e executivos dos principais fabricantes de ferramentas de design de chips (principalmente EDA) dos EUA para fortalecer as linhas de suprimentos no país asiático.

Synopsys, Cadence, Mentor Graphics e Ansys controlam 90% o mercado global de ferramentas EDA, mas começam a ver surgir rivais como a X-Epic, a Shanghai Hejian Industrial Software e a Advanced Manufacturing EDA Co (Amedac), que tem a participação da Synopsys.

A Synopsys tem participação em uma rival chinesa.A Synopsys tem participação em uma rival chinesa.

"Elas sabem que perderão parte do mercado na China no longo prazo devido às tensões Washington-Pequim, então desejam deter participações em alguns desses potenciais rivais chineses para garantir o mercado", disse à Nikkei Asia uma fonte próxima à empresa americana.

A Synopsys criou um fundo de investimento estratégico de US$ 100 milhões já em 2017 para "expandir o envolvimento" com a crescente comunidade chinesa de design de chips. Por sua vez, a Cadence inaugurou um centro de semicondutores em Nanjing, prometendo investir US$ 15,2 milhões para “promover talentos em engenharia.”

Caprichos

Hoje, elas controlam boa parte da propriedade intelectual necessária para o desenvolvimento de chips usados por gigantes como Apple, Samsung, Qualcomm, NVIDIA, Micron e até mesmo a Huawei.

A proibição do Departamento de Comércio dos Estados Unidos imposta a esta última de receber atualizações de software e suporte técnico de fabricantes de ferramentas EDA americanos sem a aprovação governamental acendeu o alerta no mercado chinês.

“A motivação da China é o acesso de suas empresas a ferramentas críticas. É claro que elas vão desenvolvê-las para não ficarem sujeitos aos caprichos de um governo dos EUA", disse o professor de Prática de Gestão na Harvard Business School Willy Shih ao Nikkei Asia.

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.