Operadora Americanet quer levar 5G para 500 municípios de SP

1 min de leitura
Imagem de: Operadora Americanet quer levar 5G para 500 municípios de SP
Imagem: Zoom/Reprodução

A Americanet, operadora de telefonia e internet, pretende levar o 5G para 500 municípios do estado de São Paulo com menos de 100 mil habitantes. Para tanto, a empresa disputará as frequências com operadoras maiores no leilão previsto para o ano que vem. Caso saia vitoriosa, o espectro será compartilhado com outros pequenos provedores.

Segundo o CEO da Americanet, Lincoln Oliveira, essa é a forma mais rápida de levar a rede de quinta geração para localidades menores, visto que os pequenos provedores já teriam a infraestrutura necessária. Como essas empresas trabalham na rede de último quilômetro (acesso do usuário final à rede da operadora), seria possível substituí-la pela FWA (Acesso Wireless Físico) para o uso do 5G.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Disputa pela tecnologia

a  Pexels/Reprodução 

No entanto, a participação desses provedores no próximo leilão de frequência da Anatel tem gerado muitos debates. Isso porque grandes operadoras afirmam que não precisam dos ISPs para expandir o 5G e que seria mais proveitoso não dividir o espectro.

Em uma live realizada pela TeleSíntese, Oliveira demonstrou suas preocupações caso o 5G seja restrito às grandes operadoras. Em sua opinião, isso tornaria a competição ente a fibra e a banda larga móvel desleal, já que os custos para conectar uma residência com fibra óptica são mais elevados para os provedores de internet regionais do que para empresas maiores.

O executivo ainda afirmou que os PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte) podem implementar a tecnologia no interior do país antes mesmo que as grandes operadoras finalizem o processo nas capitais. “As grandes vão colocar dinheiro nas grandes cidades, as pequenas, nas pequenas cidades”, afirmou o empresário.

O leilão das frequências para a implementação do 5G no Brasil já foi adiado duas vezes devido à pandemia de covi-19. A previsão agora é que o processo aconteça entre abril e maio de 2021, segundo informações do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.