Como criar e lançar um curso de programação online?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como criar e lançar um curso de programação online?
Avatar do autor

A habilidade de programação tem-se tornado cada vez mais importante, mesmo em carreiras que não estejam diretamente ligadas ao desenvolvimento de programas, sites ou jogos. É por isso que cursos sobre esse assunto estão entre os mais procurados na Udemy, onde você encontra até 40% de desconto em todo o catálogo, até 14/08.

O desenvolvedor front end Willian Justen "surfou nessa onda" e, em uma jornada de muito aprendizado e sucesso, lançou seu curso sobre React Avançado na plataforma. A história dessa construção, contada em seu blog, pode inspirar você a tirar seu projeto do papel.

Neste artigo, confira o que você precisa saber para criar também seu curso online de programação, aproveitando essa onda crescente de interesse pelo assunto.

Tenha um propósito

CursoVocê precisa ter em mente seu propósito antes de criar seu curso. (Fonte: Shutterstock)

Você quer criar um curso online de programação, certo? Mas o que o motiva a fazer isso? Quais são os problemas que você quer resolver? Qual será o diferencial do curso que você vai criar?

Responder a essas perguntas é importante, especialmente porque elas ajudam você a entender o que está fazendo. Em seu blog, Willian Justen explica que a insatisfação com os cursos disponíveis no mercado foi a sua maior motivação para criar o seu próprio curso na Udemy.

Segundo Willian, a maioria das opções não ensinava com testes, outros não criavam código para produção, enquanto outros simplesmente não ensinavam a fazer o deploy de fato.

Portanto, assim como Willian, você precisa fazer essa avaliação pessoal e descobrir o que o motiva a querer ensinar programação — para dar o seu melhor mediante um senso de propósito. Não importa qual seja o motivo, descubra o seu antes de continuar.

Na história que Willian conta em seu blog, o processo para a criação do curso demorou um pouco (até ficou engavetado alguns meses). Porém, tudo isso foi necessário para que ele amadurecesse a ideia para chegar a uma abordagem legal.

Tornando-se um instrutor

Depois dessa reflexão, é preciso se cadastrar como um instrutor na Udemy. O processo é extremamente simples e não leva mais do que alguns minutos. No site da empresa, clique no botão “Ensine na Udemy” e depois na opção “Torne-se um instrutor”.

A partir desse momento, você vai precisar entrar na sua conta da Udemy e responder a algumas perguntas relacionadas ao curso que você está planejando montar. Não tenha pressa e responda cuidadosamente todas as questões.

Depois que finalizar esse processo simples, você estará preparado para finalmente começar a produzir o seu conteúdo. E como fazer isso? É isso que vamos entender agora.

Produzindo suas aulas

CursoUm ambiente bonito e uma câmera bem posicionada são importantes para a gravação de suas aulas. (Fonte: Shutterstock)

Pode ser que, ao chegar nesta etapa, você já tenha todo o material pronto para publicar na Udemy. Se esse for o seu caso, parabéns! Você já está pronto para ensinar programação para o mundo todo!

Contudo, se ainda não começou a gravar as suas aulas, essa é a hora de começar a pensar a respeito. Uma boa estratégia inicial é fazer um resumo do seu curso. Defina um “mapa” por onde o aluno vai percorrer até chegar ao nível que você deseja. 

Em seguida, planeje as suas aulas práticas, pensando em como você vai fazer isso (compartilhando a tela do PC, mostrando em um quadro ou outros formatos).

Também é muito importante montar uma espécie de estúdio em sua casa. Para um curso ter sucesso, é essencial que os alunos tenham uma boa experiência ao assistir as aulas. Nada de câmera tremendo, zunidos, áudio picotando ou distrações no fundo do vídeo.

Depois que tudo estiver ajustado, você pode dar início às suas gravações. Finalizado esse processo, suba o conteúdo para a Udemy, aguarde a aprovação do seu curso e pronto! Você, assim como Willian, também estará pronto para finalmente ensinar programação ao mundo!

A propósito, quer ganhar um desconto no curso de Willian? Ele está de R$ 414 por R$ 289, com 30% OFF e validade de 7 dias. Adquira usando nosso CUPOM!

Agora, se você quer mais dicas e detalhes sobre como criar um curso online na Udemy, recomendamos a leitura dos recursos destas duas páginas oficiais da plataforma:

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Como criar e lançar um curso de programação online?