Apple pode ser multada em €23 bilhões por causa da Siri

1 min de leitura
Imagem de: Apple pode ser multada em €23 bilhões por causa da Siri
Imagem: Visualhunt
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois de escapar de uma multa de 13 bilhões de euros na última quarta-feira (15), a Apple está novamente sob a mira da União Europeia (UE). Desta vez, a investigação, que também atingirá outras companhias, é sobre eventuais práticas de monopólio em relação ao mercado de assistentes de voz.

Segundo a Reuters, os reguladores da concorrência da UE estão analisando informações de 400 empresas de tecnologia, com o objetivo de verificar se existe algum tipo de má conduta em relação às assistentes virtuais, como a Siri, uma das ferramentas mais populares do segmento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O interesse em investigar este mercado teve como motivação a enorme quantidade de dados envolvidos nos dispositivos de internet das coisas. Para o órgão executivo da União Europeia, é essencial que os envolvidos nesta área não utilizem o controle das informações obtidas para prejudicar os concorrentes ou impedir a entrada de novos participantes.

A Siri é uma das assistentes virtuais mais populares do mundo.A Siri é uma das assistentes virtuais mais populares do mundo.Fonte:  Apple/Reprodução 

Investigações semelhantes a esta já ocorreram em outros setores, como comércio eletrônico, serviços financeiros, produtos farmacêuticos e energia, resultando em multas pesadas, em alguns casos.

Google e Amazon também serão investigadas

Além da Apple, outras gigantes da tecnologia e fabricantes de hardware também são alvo desta nova investigação. Entre elas, estão a Amazon, responsável pela Alexa, e a Google, com o seu Google Assistente.

De acordo com a vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager, a investigação “envia uma importante mensagem para as operadoras poderosas deste mercado, de que estamos observando e que elas precisam fazer negócios de acordo com as regras de concorrência”.

Se for encontrada alguma irregularidade referente à concorrência, as empresas podem enfrentar uma acusação antitruste e serem multadas em até 10% da sua receita global. No caso da Maçã, a multa chegaria a 23 bilhões de euros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.