Engenheiros são ameaçados por conspiradores do 5G

1 min de leitura
Imagem de: Engenheiros são ameaçados por conspiradores do 5G
Imagem: https://www.open.online/2020/03/28/coronavirus-la-teoria-di-complotto-del-virus-che-non-esiste-perche-e-colpa-della-rete-5g/

De acordo com o The Verge, os adeptos da conspiração que associa as redes 5G à disseminação da covid-19 e outras doenças, têm se concentrado em atacar as pessoas que trabalham em contato com as torres de telecomunicações: os técnicos e engenheiros.

James Vincent, que trabalha para o site, fez alguns relatos sobre ataques desse tipo que estão ocorrendo no Reino Unido. Há alguns meses, os conspiracionistas atearam fogo em torres de telecomunicações, como forma de protesto, já que culpam as redes 5G pela disseminação da covid-19, por acreditarem que a tecnologia emite uma radiação que prejudica o sistema imunológico dos seres humanos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Calcioj/ReproduçãoFonte: Calcioj/ReproduçãoFonte:  Calcioj 

Agora, os dados da Mobile UK mostram que, desde o dia 30 de março, já houve mais de 200 casos documentados de abusos contra engenheiros de telecomunicações, e mais de 90 ataques criminosos contra instalações de infraestrutura das redes móveis.

Crença equivocada e ataques aleatórios

Um dos casos que mais chamou a atenção, foi o do engenheiro Naveed Qureshi. Enquanto trabalhava, Qureshi foi abordado e ameaçado por uma mulher histérica. Em seguida, ela saiu e retornou com um amigo, a fim de criar uma confusão ainda maior. A mulher e seu amigo xingaram o profissional de assassino e disseram que ele era responsável por parte do surto do novo coronavírus. Outras pessoas se juntaram ao ataque e, ao perceber que estava correndo risco de ser agredido, o engenheiro deixou o local.

O mais incrível é que Qureshi nunca teve contato com redes 5G. Ele trabalha para uma companhia que tem pouca relação com redes móveis.

A imagem abaixo, compartilhada por adeptos da conspiração, tem uma legenda que diz: “Homem instalando rede 5G, vestindo uma roupa especial para se proteger da radiação”.

Fonte: The Verge/ReproduçãoFonte: The Verge/ReproduçãoFonte:  The Verge 

Na verdade, o traje não tem nenhuma relação com proteção contra a radiação. Na imagem, o homem está apenas jogando um jato d’água para lavar a torre, e sua roupa serve para impedir que ele se molhe ou seja atingido pela sujeira deixada pelos pássaros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.