Coronavírus é um efeito do 5G? Teoria da conspiração diz que sim

1 min de leitura
Imagem de: Coronavírus é um efeito do 5G? Teoria da conspiração diz que sim
Avatar do autor

De acordo com Dana Ashlie, dona de um canal no YouTube, o coronavírus é resultado da exposição dos seres humanos às frequências da rede 5G. O “pesquisador de OVNIS” holandês John Kuhles, abraçou a causa, criando e compartilhando várias publicações com a falsa informação no Facebook. Para Kuhles, as alegações do vídeo de Ashlie, certamente, não são coincidência.

No vídeo, Ashlie passa quase uma hora tentando convencer seus mais de 190 mil inscritos de que o 5G ataca o sistema imunológico dos cidadãos expostos às frequências da rede, deixando-as suscetíveis ao surto do coronavírus.

As “evidências”

No vídeo, Ashlie explica que Wuhan foi a primeira cidade da China a implantar o 5G. Wuhan é reconhecida como o local de origem do Sars-CoV-2. Além disso, as pessoas expostas às frequências do 5G têm seu sistema imunológico comprometido. Por isso, o coronavírus se espalhou na cidade chinesa.

O vídeo que espalha a falsa notícia sobre a relação entre o coronavírus e o 5G. (Fonte: YouTube/Dana Ashlie/Reprodução)

Contudo, a implantação do 5G chinês se deu em 16 cidades, praticamente ao mesmo tempo. E em nenhuma outra dessas cidades houve surto do Sars-CoV-2 da forma como ocorreu em Wuhan.

Adicionalmente, não há nenhum estudo que conclui que o 5G afeta a saúde dos seres humanos.

Há uma pesquisa realizada no ano 2000, pelo físico Bill P. Curry, em que ele afirma que a dose de radiação que afeta o cérebro aumentou com a frequência do sinal sem fio. No entanto, de lá para cá, novos estudos já comprovaram que Curry estava equivocado, além de que sua pesquisa se resumiu a testes realizados com ratos de laboratório.

Fora isso, o Comitê Internacional de Segurança Eletromagnética publicou um estudo em 2005, baseado em uma análise de outras 1.300 pesquisas sobre o assunto, que concluiu que as frequências de rádio usadas para a transmissão 5G não apresentavam efeitos nocivos à saúde.

De toda forma, talvez o 5G represente algum risco aos seres humanos, já que Dana Ashlie afirma, em sua página, que foi "abençoada por Deus", e é capaz de receber “sonhos e visões (sobre eventos do fim dos tempos imediatamente revelados”.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Coronavírus é um efeito do 5G? Teoria da conspiração diz que sim