7 invenções que foram criadas antes do que você imagina

2 min de leitura
Imagem de: 7 invenções que foram criadas antes do que você imagina
Imagem: Freepik/Divulgação

Cada vez mais o mundo se torna tecnológico, com avanços significativos na ciência e na medicina. Como estamos acostumados a vivenciar novas tecnologias todos os anos, é difícil imaginar que grandes invenções foram criadas há muito tempo. A vacina, por exemplo, foi desenvolvida no século XVIII.

Confira sete invenções que foram criadas muito antes do que você imagina.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vacina (1796)

Foi em 1796 que o médico inglês Edward Jenner desenvolveu a primeira vacina do mundo. Na época, ela prevenia a contaminação por varíola, doença infecciosa que foi a primeira a ser erradicada por meio da imunização.

Bateria (1800)

Em uma de suas observações, o cientista italiano Alessandro Volta percebeu que quando duas sondas de metais diferentes eram colocadas em determinadas soluções químicas era produzida eletricidade.

Alessandro Volta foi o cientista responsável por inventar o primeiro protótipo de bateriaAlessandro Volta foi o cientista responsável por inventar o primeiro protótipo de bateria.Fonte:  Freepik/Divulgação 

Esse experimento foi um grande primeiro passo para o desenvolvimento das baterias e pilhas que conhecemos hoje. Não é à toa que o sobrenome dele serviu de inspiração para a unidade de medida de tensão elétrica: volts.

Microfone (1876)

Ao perceber que a transmissão do telefone de Alexander Graham Bell era fraca, Emile Berliner criou o primeiro microfone, em 1876. Mesmo com pouco conhecimento de eletricidade, ele conseguiu amplificar o som do aparelho. Esse fato impressionou tanto Graham Bell que a Bell Telephone Company comprou a patente de Berliner e foi a primeira empresa a comercializar o item.

Drone (1917)

Em 1917 foi lançada a primeira aeronave sem piloto. Era um drone, controlado por rádio e baseado na tecnologia RC de Nikola Tesla. Apesar de ter sido criado com o objetivo de ser uma bomba voadora, ele nunca foi usado em combate.

Usado para vários objetivos hoje em dia, o primeiro drone foi inventado com fim militarO primeiro drone foi inventado com fim militar.Fonte:  Freepik/Divulgação 

Internet (1969)

Chamado de Arpanet, o início da internet queria interligar laboratórios de pesquisa nos Estados Unidos. Em 1969, um professor da Universidade da Califórnia mandou o primeiro email da história a um amigo de Stanford. No auge da Guerra Fria, o sistema foi criado como uma garantia de que a comunicação entre militares e cientistas continuaria mesmo em caso de bombardeios.

Celular (1973)

Foi na década de 1970 que a Motorola lançou o primeiro celular do mundo. Na época, o modelo pesava 1 quilo e tinha 25 centímetros de comprimento e 7 centímetros de largura.

Se atualmente o celular é compacto, sua primeira versão pesava 1 quiloAtualmente o celular é compacto, mas a primeira versão pesava 1 quilo.Fonte:  Pexels/Pixabay 

A primeira ligação realizada com o aparelho móvel foi feita em uma rua de Nova York pelo engenheiro eletrônico da Motorola, Martin Cooper. O cientista ligou para o concorrente Joel Engel, engenheiro da AT&T.

GPS (1978)

Apesar de só ser disponibilizado para os consumidores nos últimos anos, o GPS já existe há algum tempo. Conhecido como Navstar 1, o primeiro satélite alcançou a órbita em 1978. Mesmo não estando mais lá, foi um importante passo para uma nova era de interconectividade no mundo.

Como muitas das invenções tecnológicas, o GPS foi criado com objetivo militar. O aparelho foi desenvolvido para vários fins, como garantir uma entrega precisa de armas e monitorar explosões nucleares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.