Intel anuncia os novos Xeon W-1200 Comet Lake com até 10 núcleos

1 min de leitura
Imagem de: Intel anuncia os novos Xeon W-1200 Comet Lake com até 10 núcleos
Imagem: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/xeon/w-processors.html?page=3
Avatar do autor

A Intel fez uma confusão na nomenclatura de seus novos processadores voltados para estações de trabalho para o segmento de baixo custo. Os novos Xeon W fazem parte da série 1200 (codinome Comet Lake), e são os sucessores da série E-2200.

Até 10 núcleos para estações de trabalho de entrada

Os Xeon W-1200 oferecem até 10 núcleos e 20 threads, e devem competir com os AMD Ryzen do segmento mainstream, que possuem ótimo desempenho em multitarefa. A maior prova disso são as semelhanças entre o Xeon X-1290P, modelo topo de linha da série, e o Core i9-10900K.

Esses chips, inclusive, têm suporte para memórias ECC – geralmente usadas em servidores – com frequência de 2933 MHz em dual channel, e suportam a plataforma vPro, assim como alguns chips Intel Core.

Os modelos mais potentes possuem o “P” adicionado ao modelo, e todos eles têm TDP de 125 W. De uma forma meio surpreendente, o TDP dos outros modelos apresentam valores bem diferentes, como 80 W e 35 W.

Intel Xeon W-1200 e suas especificações:

Fonte: El Chapuzas Informatico/ReproduçãoFonte: El Chapuzas Informatico/ReproduçãoFonte:  El Chapuzas Informatico 

Ao contrário dos chips Intel Core de 10ª geração, cujos gráficos integrados recebem o nome UHD 630, os Xeon W-1200 usam a iGPU UHD P630.

Não sabemos se essa mudança na nomenclatura significa um aumento de desempenho. No entanto, como são chips voltados para estações de trabalho, é possível que essas placas de vídeo integradas ofereçam maior possibilidade de conexões e suporte para mais monitores.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Intel anuncia os novos Xeon W-1200 Comet Lake com até 10 núcleos