Mensageiros são meio mais utilizado para vendas online no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Mensageiros são meio mais utilizado para vendas online no Brasil
Imagem: Méliuz

Os aplicativos de mensagens são o principal canal utilizado por empresas para vendas online no Brasil, de acordo com a pesquisa TIC Empresas 2019 divulgada nesta pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). O estudo demonstra que 42% das companhias preferem apps como WhatsApp, Skype ou o chat do Facebook para vender online.

O e-mail vem em segundo lugar como canal de vendas com aderência de 39% das empresas, seguido pelas redes sociais (20%), pelo website da própria empresa (16%) e pelas plataformas de venda (14%).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cerca de 7 mil empresas participaram da pesquisa, realizada entre abril e maio de 2019. Com o crescimento do comércio online, a demanda por anúncios na Internet também aumentou. Dentre as empresas entrevistadas, 36% pagaram por anúncios online para impulsionar sua popularidade no mercado.

a  Olhar Digital/Reprodução 

No entanto, algumas companhias ainda não aderiram ao comércio eletrônico. Segundo a pesquisa, 51% delas afirmaram que preferem o modelo comercial atual, enquanto 49% apontaram a inadequação dos produtos para venda online como motivo principal, o alto custo de desenvolvimento e manutenção foi mencionado logo em seguida (38%) e a baixa demanda pela Internet foi o motivo menos citado (36%).

Adoção de novas tecnologias

Enquanto a economia digital tem crescido gradativamente no país, a adoção de tecnologias emergentes ainda é incipiente. De acordo com os resultados divulgados pela Cetic.br, 39% delas pagaram por e-mail em nuvem, 27% pagaram por software de escritório em nuvem, 38% pagaram por armazenamento de arquivos ou banco de dados em nuvem e 23% pagaram por capacidade de processamento em nuvem.

Dentre as empresas que possuem algum setor de Tecnologia da Informação (que compõem 40% das companhias brasileiras), apenas 10% fazem análises de big data; 4% utilizam robôs industriais; enquanto 2% preferem robôs de serviços; e 5% utilizam impressão 3D.

Todos os indicadores da pesquisa estão disponíveis para download em português, inglês e espanhol no site da Cetic.br.    

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.