Bill Gates financia 'teste caseiro' que detecta Coronavírus

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates financia 'teste caseiro' que detecta Coronavírus

A Bill & Melinda Gates Foundation, associação sem fins lucrativos mantida pelo cofundador da Microsoft com a esposa, anunciou o financiamento de um novo tipo de teste que pode ser feito em casa e, com a ajuda de um equipamento profissional, é capaz de detectar o novo Coronavírus.

O estudo feito pela fundação deve gerar o processo completo: moradores que suspeitaram estarem infectados respondem a um questionário online sobre sintomas e a presença em certos países ou locais nos últimos dias. Além disso, o laboratório envia por correspondência um kit contendo um material de coleta de fácil manuseio.

O equipamento é simples e, usando um cotonete, a pessoa coleta uma amostra de coriza do nariz e lacra o item em uma embalagem. O kit é então devolvido para análise no laboratório e, dois dias depois, sai o resultado a respeito da presença ou não do covid-19 no organismo.

Quanto menos contato, melhor

A ideia é que possíveis pacientes infectados não saiam tanto de casa no período de suspeita de infecção pelo novo coronavírus.  Além dos cuidados tomados pela própria fundação, o formulário é compartilhado com autoridades locais de saúde para ajudar a equipe a ter o controle de pacientes — além de, se preciso, participar do processo de quarentena e na identificação de zonas de risco.

Por enquanto, o laboratório será capaz de fazer 400 testes por dia, mas a ideia é expandir a atividade para a casa dos milhares. Por enquanto, o projeto ainda não foi iniciado e está em fases finais de desenvolvimento do software do questionário. Na fase inicial, o teste da fundação será realizado apenas na região de Seatlle — área dos Estados Unidos em que a maior parte dos casos do covid-19 foi registrada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.