A 'Internet das Contas' e o futuro dos meios de pagamento [Coluna]

2 min de leitura
Imagem de: A 'Internet das Contas' e o futuro dos meios de pagamento [Coluna]
Imagem: Savithri Nandadasa/Medium
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Metrôs, trens e ônibus de São Paulo (SP) passaram recentemente a receber pagamento via NFC — um método de transação eletrônica por aproximação — e, com isso, começamos a ver, de fato, os impactos da evolução desse tipo de meio de pagamento no dia a dia das pessoas.

Contactless, QR Code dinâmico ou estático, movimentação de bancos tradicionais e bandeiras para se adaptarem às tendências mundiais: tudo isso mostra como a transformação digital chegou para democratizar o acesso ao sistema financeiro no Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, o Banco Central tem adotado diversas medidas para trazer o pagamento instantâneo (PIX) para o cotidiano, entre elas a padronização do uso de QR Code. É um processo natural que surge com o avanço da tecnologia. Afinal, se tudo ao nosso redor já é digital, por que a forma de realizar transações diárias não seria?

Bancos, fintechs e bandeiras de cartão

Essa movimentação reforça a tendência mundial das carteiras digitais e está gerando grandes mudanças na maneira como bancos, fintechs e bandeiras de cartão lidam com seus produtos, democratizando serviços financeiros e permitindo a entrada de novos players no mercado.

As fintechs, por exemplo, serão beneficiadas pela interoperabilidade que passará a existir nessa nova rede de pagamentos, o PIX. Assim, elas poderão conseguir mais escala, competir de igual para igual com os atuais incumbentes e ter maiores chances de crescimento. E, ao ampliarem o leque de serviços oferecidos, excluem alguns intermediadores de pagamento, o que permite uma opção mais conveniente, ágil e barata.

Para bancos (que oferecem serviços tradicionais como TED, DOC e boletos), bandeiras de cartão e suas credenciadoras, o pagamento instantâneo gerará maior desconforto, já que o uso de algumas de suas ofertas mais lucrativas poderá cair drasticamente por conta de benefícios, comodidade e rapidez do novo sistema. Ao olhar para isso, percebemos que a perda de receitas importantes obrigará os players tradicionais, que hoje dominam o mercado, a se adequarem e buscarem soluções tão inovadoras quanto o PIX para continuarem relevantes nesse novo mundo.

PIX e carteiras digitais estão criando a 'Internet das Contas', um futuro para lidar com o dinheiro e que será cada vez mais cômodo no meio digital

Estamos vivendo tempos em que as pessoas buscam cada vez mais produtos e serviços de baixo custo, sem abrir mão de qualidade e comodidade. Com as novidades anunciadas pelo Banco Central do Brasil, temos tudo para que isso aconteça com os meios de pagamento já a partir deste ano.

Hoje, quase toda a população tem um smartphone e consegue fazer uso do QR Code por meio da tela/câmera. Além disso, os novos players apresentam opções de pagamentos por NFC, reconhecimento facial, impressão digital etc. — o que não falta é espaço para inovações.

Assim como o ecossistema da Internet das Coisas foi criado por inúmeras iniciativas para conectar à web aparelhos comuns do dia a dia, o PIX e as carteiras digitais estão criando a "Internet das Contas", um futuro para lidar com o dinheiro e que será cada vez mais cômodo no meio digital.

Comerciantes, varejistas, empreendedores e consumidores serão incluídos em um único sistema, independentemente de porte, classe social ou relacionamento com instituições financeiras tradicionais. Teremos, portanto, um sistema mais justo e eficiente, no qual haverá muito mais oportunidades de acesso e de uso cotidiano de serviços financeiros.

***

Este artigo é de autoria de Alexandre Pinto, colunista convidado pelo TecMundo. Ele é Diretor de Inovação e Novos Negócios da Matera e especialista em Open Innovation. Na empresa desde 2001, foi responsável pela criação da área de P&D e do seu ecossistema de parceiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.