Covid-19 faz pagamentos por aproximação crescer no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19 faz pagamentos por aproximação crescer no Brasil
Imagem: https://pixabay.com/illustrations/wifi-direct-technology-file-4086902/

De acordo com uma pesquisa realizada pela iZettle, de janeiro a março deste ano, os pagamentos por aproximação cresceram 36% no Brasil, considerando a base de clientes da companhia. A iZettle, uma fintech sueca que fornece serviços de pagamentos para pequenas empresas na Europa e América Latina, registrou um aumento de 16% nesse tipo de pagamento, somente analisando o período entre o primeiro caso de infecção por coronavírus no Brasil (26 de fevereiro), até o final de março.

Novo coronavírus mudou hábitos dos cidadãos

A pandemia da covid-19 forçou o decreto de um período de quarentena em dezenas de países, e isso afetou vários segmentos da indústria, além do cotidiano dos habitantes. No estado de São Paulo, o último decreto determinou que estabelecimentos que fornecem serviços não essenciais (bares, lojas, restaurantes, cafés, etc.) devem permanecer fechados até o dia 7 de abril.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pagamento por aproximação. (Fonte: Code Money/Reprodução)Pagamento por aproximação. (Fonte: Code Money/Reprodução)Fonte:  Code Money 

Com o isolamento social, as pessoas começaram a questionar se as formas de pagamentos não deveriam se adequar à medidas recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar o contágio, que incluem manter a distância de pessoa para pessoa e tocar o mínimo possível em objetos compartilhados.

Nesse sentido, o pagamento por aproximação está sendo visto como uma das soluções plausíveis, já que evita que as pessoas toquem em máquinas de cartões de débito/crédito ou compartilhem seus cartões com os funcionários dos estabelecimentos.

Crise para uns, crescimento para outros

Com parte da população abandonando os pagamentos com cartões e dinheiro vivo, e migrando para a modalidade por aproximação, a iZettle observou que esse tipo de pagamento cresceu 70%, de janeiro a março, em comparação com ouras formas de pagamentos.

Os pagamentos por aproximação são possíveis graças à tecnologia NFC (Near Field Communication), que já funciona no Brasil há alguns anos, mas ainda encontra a resistência na adesão por parte de vários usuários, devido ao medo com a falta de segurança.

A tecnologia, no entanto, é segura quanto à clonagem e proteção de dados, já que as transações são criptografadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.