Foguete da SpaceX vai ao espaço 5 vezes e bate recorde histórico

1 min de leitura
Imagem de: Foguete da SpaceX vai ao espaço 5 vezes e bate recorde histórico
Imagem: SpaceX

Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a SpaceX conseguiu realizar mais um lançamento do projeto Starlink ao espaço nesta quarta-feira (18). Ao todo, 60 unidades dos satélites estavam na carga e agora fazem parte da rede que já tem 360 pequenas naves na órbita da Terra. A missão aconteceu no Kennedy Space Center, base que fica na Flórida.

O lançamento marcou o estabelecimento de um recorde interno para a empresa de exploração espacial. O foguete de primeiro estágio Falcon 9 utilizado estava em sua quinta missão, pois já havia sido usado duas vezes em 2018, reaproveitado duas vezes no ano anterior e, por fim, uma agora em 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A única má notícia é que, desta vez, não será possível reaproveitá-lo: um dos nove motores apresentou problemas durante o lançamento e quase prejudicou a missão, mas foi compensado pela potência dos demais e levou a carga para o segundo estágio. Entretanto, a aterrissagem que o permitiria ser reutilizado uma sexta vez falhou, e o foguete acabou no Oceano Atlântico. A ideia original era que ele fizesse o tradicional pouso vertical em um dos navios de lançamento da empresa.

O foguete decolando para levar os satélites ao espaço.O foguete decolando para levar os satélites ao espaço.Fonte:  SpaceX 

O projeto Starlink tem como objetivo estabelecer uma rede de satélites na órbita do planeta para garantir sinal de internet de longo alcance, inclusive para regiões com baixa infraestrutura. Segundo o CEO da SpaceX, Elon Musk, são necessários no mínimo 400 "nós" para que a conexão opere com  qualidade mínima de cobertura.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.