Covid-19: teles vão abrir WiFi e aumentar velocidade da internet

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19: teles vão abrir WiFi e aumentar velocidade da internet

A Anatel enviou neste domingo (15) um ofício para todas as operadoras de telefonia do país com uma série de diretrizes para nortear uma ação conjunta diante do Covid-19. Entre as medidas indicadas, a agência reguladora ordenou que as operadoras liberassem WiFi em locais públicos para o uso de não assinantes e ampliassem a velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga.

Como informa a Anatel no ofício, "com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais. A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: O Liberal/Reprodução)(Fonte: O Liberal/Reprodução)Fonte:  O Liberal 

A agência também determinou que as operadoras de telefonia sejam flexíveis em relação aos prazos de tratamento de consumidores inadimplentes que estiverem em áreas sob restrição de deslocamento. Foi estabelecido que o atendimento de suporte em estabelecimentos de saúde e serviços de urgência precisa ser priorizado.

As operadoras devem, ainda, tomar providências para estabelecer acesso zero rating ao aplicativo móvel Coronavírus-SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O ofício determina que as empresas criem um plano de ação para garantir a estabilidade técnica do sistema, a fim de evitar a queda da qualidade dos serviços decorrente de uma ampliação súbita da demanda.

As companhias devem divulgar práticas de higiene para seus funcionários e evitar que aglomerações ocorram durante o atendimento pessoal ao público externo e nos ambientes de call center. A agência reguladora também solicitou apoio nas campanhas publicitárias com informações sobre a pandemia do Covid-19, sobretudo em relação aos dados publicados pelo Ministério da Saúde.

O ofício informa que a Anatel vai disponibilizar um espaço em seu site para que as operadoras divulguem que medidas estão sendo tomadas sobre a situação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.