Intel entra na disputa das placas gráficas contra NVIDIA e AMD

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Intel entra na disputa das placas gráficas contra NVIDIA e AMD

O site Digital Trends divulgou informações sobre as próximas placas gráficas da Intel, adquiridas por meio de parte de uma apresentação interna da empresa. Segundo o vazamento, os novos produtos devem chegar ao mercado como competidores das marcas NVIDIA e AMD, já estabelecidas nessa indústria.

O slide divulgado abaixo indica um design diferenciado nas placas Xe: são os tiles, que podem ser chamados de módulos ou camadas. Essa será uma arquitetura de alto desempenho, variável, que deve partir da versão 1-tile — uma camada — para fins mais econômicos, até a versão 4-tile, provavelmente reservada para uso empresarial.

Fonte: Reprodução/DigitalTrends

O nome desse design é Multi-Chip-Module, ou MCM, e os resultados podem chegar a valores impressionantes: a versão de 4 camadas, por exemplo, equivalente a 512 unidades de computação, deve alcançar a potência térmica máxima de 400W a 500W. Isso torna o novo  GPU capaz de competir com as maiores placas do mercado, colocando então a Intel em pé de igualdade com as concorrentes citadas.

A novidade anima os entusiastas do setor, que por muito tempo só receberam alto desempenho da Nvidia e da AMD. Mais uma empresa apostando pode incentivar a competitividade, baixar os preços e até trazer mais pesquisa para desenvolvimento nos próximos anos. De uma forma ou de outra, resta esperar para confirmar ou não o desempenho e a qualidade que essas placas prometem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.