Apple recusa antena 5G da Qualcomm e criará design próprio

1 min de leitura
Imagem de: Apple recusa antena 5G da Qualcomm e criará design próprio
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

De acordo com o Fast Company, uma fonte “confiável” ligada à Apple informou que a companhia recursou o projeto de design de antena 5G apresentado pela Qualcomm, já que o componente não se adequou ao design previsto para o próximo iPhone, que vai usar um modem Snapdragon X55, também fabricado pela Qualcomm.

Antena da Qualcomm será “2ª opção”

Ao recusar a antena 5G da Qualcomm, a Apple iniciou um projeto de design próprio, para desenvolver uma antena que caiba no design previsto para o novo iPhone.

Em contrapartida, a empresa também está criando um novo design do iPhone, que poderia aceitar a antena da Qualcomm. Neste caso, o smartphone ficaria mais espesso do que o que a companhia havia idealizado inicialmente, mesmo que a Qualcomm tenha divulgado que seu módulo de antena QTM 525 suporta celulares 5G com chassis com menos de 8 milímetros.

Situação delicada

Fonte: Anthony Choren/Unsplash/Repdoução

Segundo a fonte do Fast Company, a Apple não possui um bom retrospecto em criar antenas com design próprio. Em outras duas tentativas, o iPhone 4 tinha as chamadas encerradas por falhas de sinal ao segurar o aparelho em determinada posição. Mais recentemente, outra antena da companhia consumia o dobro de energia para manter o sinal em boas condições.

Além disso, antenas 5G são mais difíceis de fazer que antenas que usam tecnologias anteriores. E como o módulo é totalmente novo, a Apple não conseguiria aproveitar nada de um projeto mais antigo. Qualquer mínimo erro no desenvolvimento do componente poderia influenciar no desempenho 5G do iPhone.

Para completar, o projeto da Apple requer que o modem funcione de forma sincronizada com a antena. Isso significa que duas empresas diferentes projetando modem e antena à parte poderia gerar margens de erros maiores.

Parceria complicada

Outro motivo pelo qual a Apple poderia recusar a antena da Qualcomm seria para diminuir a dependência de componentes da companhia, assim como o pagamento de royalties.

No ano passado, a Apple comprou a divisão 5G da Intel. O mercado espera que dentro de alguns anos, a Maçã desenvolva seus próprios modens 5G.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Apple recusa antena 5G da Qualcomm e criará design próprio