Assistir Netflix no Android agora consome menos dados

1 min de leitura
Imagem de: Assistir Netflix no Android agora consome menos dados
Avatar do autor

Para alívio dos usuários de Android, a Netflix está adotando um novo video codec a fim de otimizar o consumo de dados móveis. Ainda não disponível para todos os títulos, o serviço de streaming pretende introduzir a ferramenta em todos as plataformas disponíveis.

O codificador de vídeo AV1 reduz o consumo de dados em 20% quando comparado com o codificador atual. Segundo a Netflix, a ferramenta será introduzida gradativamente aos filmes e séries disponíveis no catálogo.

O AV1 é o resultado do trabalho da comunidade VideoLAN; VLC e FFmpeg — todas patrocinadas pelo grupo Alliance for Open Media (AOMedia) — do qual a Netflix é membro fundador. Atualmente, o serviço de streaming está reforçando o investimento nos desenvolvedores para acelerar a chegada em outros dispositivos.

(Fonte: VisualHunt)

Para habilitar o codificador basta acessar as configurações do aplicativo e acionar a ferramenta de “economia de dados”. Assim, o AV1 será utilizado sempre que disponível.

“Ainda que nosso objetivo seja lançar o AV1 para todas as plataformas, percebemos como a compressão AV1 se encaixa no cenário mobile, onde redes móveis podem ser instáveis ou bastante limitadas.”, justificou um porta-voz no blog oficial do Medium.

Otimista com os avanços obtidos, a Netflix quer diversificar as aplicações do AV1 e afirma estar trabalhando com fabricantes de hardware parceiras para otimizar ainda mais a ferramenta.

Não há previsão para a chegada do AV1 nas demais plataformas, mas novidades devem surgir em breve.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Assistir Netflix no Android agora consome menos dados