Apple se opõe a adotar carregador padrão para dispositivos móveis

1 min de leitura
Imagem de: Apple se opõe a adotar carregador padrão para dispositivos móveis
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Como era esperado, a Apple se mostrou contra adotar um carregador universal para todos os smartphones, mudança que está sendo proposta pela União Europeia, sugerindo padronizar todos os modelos com a entrada USB-C. Em caso de adoção, a Maçã teria que abandonar o seu cabo Lightning.

A fabricante do iPhone divulgou um comunicado, na última quinta-feira (23), afirmando que as novas regras propostas contribuíram para “sufocar a inovação” em vez de incentivá-la, trazendo uma série de problemas para toda a sua base de consumidores.

No comunicado, a gigante de Cupertino declara que a mudança criaria “um volume sem precedentes de lixo eletrônico”, pois há mais de 1 bilhão de dispositivos utilizando o conector Lightning em todo o mundo, afetando ainda toda uma cadeia de fabricantes de acessórios compatíveis com a sua conexão padrão.

A Apple alega que uma mudança na legislação geraria ainda mais lixo eletrônico. (Fonte: Pixabay)

A Apple também lembrou que as regras não eram necessárias quando a indústria já estava se consolidando em torno do USB-C, com o mercado mudando voluntariamente de “30 carregadores para três, em breve sendo dois”, e finalizou pedindo à Comissão Europeia para buscar “uma solução que não restrinja a capacidade do setor de inovar”.

Sobre a proposta

A proposta de criação de um padrão único de carregador para celulares e outros dispositivos móveis, criticada pela Apple e também outras fabricantes, objetiva reduzir o acúmulo de lixo eletrônico, além de oferecer mais conveniência aos consumidores, de acordo com a União Europeia.

No momento, o setor trabalha, basicamente, com três tipos de conexões: USB, USB-C e Lightning, esta última exclusiva para os gadgets da Apple. Em caso de aprovação da nova legislação, todas as empresas que atendem à região seriam obrigadas a adotar o USB-C, provavelmente, devido ao crescimento do formato nos últimos anos.

Uma mudança nas regras depende da votação no Parlamento Europeu, o que ainda não há previsão de acontecer.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Apple se opõe a adotar carregador padrão para dispositivos móveis