Microsoft planeja se tornar uma empresa carbono negativa até 2030

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft planeja se tornar uma empresa carbono negativa até 2030

Microsoft anunciou, nessa quinta-feira (16), uma meta ambiciosa para combater o aquecimento global: ela quer se tornar uma empresa carbono negativa até 2030 e pretende remover do meio ambiente, até 2050, todo o carbono emitido por ela desde a sua fundação, em 1975.

Em 2012, a companhia de Redmond se tornou uma empresa neutra em carbono, mas de acordo com o presidente da Microsoft Brad Smith, é preciso ir mais longe: “O mundo precisará alcançar zero de emissões, e aqueles de nós que podem se dar ao luxo de agir mais rápido e fazer mais devem fazê-lo”, afirmou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para começar, ele apresentou um plano que prevê remover 16 milhões de toneladas de carbono do meio ambiente em 2020, investindo US$ 9,6 bilhões. Além das emissões diretas, a dona do Windows também quer reduzir a poluição em sua cadeia de fornecimento e influenciar outros gigantes da indústria a seguir o mesmo caminho.

Executivos da Microsoft apresentam o plano. (Fonte: Microsoft/Divulgação)

Foi anunciado ainda o investimento de US$ 1 bilhão para a criação de um Fundo de Inovação Climática, cuja missão será acelerar o desenvolvimento de tecnologias para a redução, a captura e a remoção do carbono.

Escopos de emissão de carbono

Para cumprir a sua meta, a Microsoft contou com a ajuda de cientistas que categorizaram as emissões em três escopos. No primeiro, estão as causadas por veículos, geradores e empresas, enquanto no segundo ficam as oriundas da produção da eletricidade ou do aquecimento. Já o terceiro inclui as emissões provenientes de todas as atividades de produção em massa.

Conforme a gigante dos softwares, o plano é acabar com as emissões dos dois primeiros escopos até 2025, realizando mudanças em seus prédios para o uso da energia renovável. No caso do terceiro, a ideia é completá-lo até 2030, substituindo os veículos operacionais pela eletricidade.

Todo o progresso das ações será reportado anualmente em um novo Relatório de Sustentabilidade Ambiental.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.