Herdeiro da Samsung volta ao tribunal em julgamento por corrupção

1 min de leitura
Imagem de: Herdeiro da Samsung volta ao tribunal em julgamento por corrupção
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O vice-presidente e herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, começou nesta sexta-feira (25) a enfrentar um novo julgamento por acusações de corrupção. As denúncias iniciais ocorreram em 2017, quando o executivo foi preso e condenado a cinco anos e prisão. Entretanto, no ano seguinte, ele foi libertado após decisão da Justiça baseado em um recurso.

Só que o caso de Lee passou por uma revisão e os tribunais decidiram que ele deve passar por um novo julgamento — que, na pior das hipóteses, pode ampliar a pena e fazer ele voltar à reclusão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em seu mais recente depoimento, Lee pediu desculpas por "causar preocupação a muitas pessoas". Ele ainda recebeu orientações do juiz para "permanecer humilde" e acatar qualquer decisão que seja tomada.

Relembre o caso

Lee, de 51 anos, é neto do fundador da Samsung, Lee Byung-Chul. Ele é acusado dos seguintes crimes: suborno, ocultação de ativos no exterior, desfalque, perjúrio e obtenção de lucros a partir de atividade criminosa. Todas essas atividades estão relacionadas em casos que envolvem uma troca de favores com o governo da Coreia do Sul — cuja presiente na época, Park Geun-Hye, sofreu impeachment após forte pressão popular.

Segundo advogados ligados ao caso, como o suposto suborno envolve altas quantias, é possível que o executivo tenha que voltar para a prisão. A previsão é de que o julgamento demore vários meses para ser concluído.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.