'Arquiteto' da Ethereum é preso por extorsão milionária

1 min de leitura
Imagem de: 'Arquiteto' da Ethereum é preso por extorsão milionária

Autointitulado um dos arquitetos que criou a criptomoeda Ethereum, Steven Nerayoff foi preso nos EUA, após ser descoberto um esquema de extorsão milionário que fazia com seu sócio, Michal Hlady. Ambos teriam movimentado dezenas de milhões de dólares a partir de ameaças feitas a startups que trabalham dentro do setor.

O esquema de Nerayoff

O esquema foi descoberto quando a dupla começou a ameaçar uma pequena empresa de Seattle, que estaria desenvolvendo um programa de fidelidade de clientes por meio de criptomoedas e blockchain. A startup contratou a Maple Ventures para aconselhamento, empresa de propriedade de Nerayoff e Hlady.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim, na medida em que iniciaram sua parceria, os sócios pediram em troca uma porcentagem do faturamento e dos tokens que fossem ganhos. Porém, um dia antes do lançamento da plataforma, ambos começaram a exigir mais, sob ameaças que poderiam derrubar o negócio instantaneamente.

Ethereum (Fonte: The Next Web/Reprodução)
Ethereum (Fonte: The Next Web/Reprodução)

A partir deste caso, a justiça dos EUA começou a investigar os sócios, sob a suspeita de que outros esquemas de extorsão semelhantes ocorreram. Em 2017, Nerayoff e Hlady requereram inicialmente 13 mil ethers da empresa de Seattle, e após passaram para 17 mil sob ameaça de inquirir um sério escrutínio que derrubaria a startup. As vítimas concordaram em pagar o requerido, mas interromperam a parceria com a Maple Ventures.

Uma nova onda de extorsões da dupla contra a startup recomeçou em 2018, quando os responsáveis pela empresa procuraram a justiça para prestar queixas sobre o ocorrido. Após a prisão, os sócios foram soltos ao pagar uma fiança de 750 mil dólares. Porém, eles precisarão retornar ao tribunal para prestar mais detalhes sobre o caso. Caso o crime de Nerayoff e Hlady seja confirmado, ambos poderão pegar até 20 anos de prisão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.