Ministro Paulo Guedes pode zerar imposto sobre eletrônicos importados

1 min de leitura
Imagem de: Ministro Paulo Guedes pode zerar imposto sobre eletrônicos importados
Imagem: Agência Brasil

O ministro da Economia Paulo Guedes poderá dar um aval para a Camex (Câmara de Comércio Exterior) baixar uma resolução que prevê zerar alíquotas de importação de bens de informática, telecomunicações e capital que tenham produtos nacionais semelhantes. Isso significa que importar celular ou notebook poderá ficar mais barato em breve.

A medida faz parte da abertura comercial prometida pelo ministro Paulo Guedes durante a campanha ao lado do atual presidente Jair Bolsonaro, afirma a Folha de S.Paulo. Caso seja implementada, será a primeira iniciativa do tipo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Guedes defendeu a ideia de jogar a indústria nacional na “cova dos leões” para “despertar seus instintos de sobrevivência”

Segundo a publicação, pessoas envolvidas nas discussões sobre o imposto zero dizem que a resolução ainda não entrou em vigor porque Paulo Guedes espera a aprovação da reforma da Previdência. Por outro lado, há a possibilidade de um revés: hoje (1º) acontece uma votação capitaneada pela banca que defende a indústria local.

O que foi aprovado pela Camex: alterar o regime atual de ex-tarifário que tem um modelo que zera, temporariamente, alíquotas para importação de máquinas, equipamentos e insumos de tecnologia sem similares na indústria local. Isso significa que eletrônicos importados com equivalentes na indústria nacional deixariam de ser taxados.

A equipe de Guedes pretendia baixar as alíquotas para 4%

O empresariado nacional ficou preocupado com a notícia, mas, ao mesmo tempo, Guedes defendeu a ideia de jogar a indústria nacional na “cova dos leões” para “despertar seus instintos de sobrevivência”. O intuito seria forçar uma competição e um aumento na produtividade das empresas locais.

Atualmente, as importações de bens de capital são taxadas em 14% e as de bens de informática e telecomunicações, em 16%. Em anúncio anterior, a equipe de Guedes pretendia baixar as alíquotas para 4% até o último ano de mandato de Bolsonaro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.