FedEx diz que devolveu pacotes da Huawei por 'problema operacional'
Empresa de entregas dos Estados Unidos nega que atitude seja retaliação comercial, mas deve perder contrato

Imagem de FedEx diz que devolveu pacotes da Huawei por "problema operacional" no tecmundo
A fabricante chinesa Huawei experimentou mais algumas consequências da briga comercial entre China e Estados Unidos. Além de ter pacotes com documentos comerciais devolvidos para o país asiático sem conseguir chegar ao escritório da marca, ela agora acompanhou o caso de smartphones que não foram entregues aos destinatários.
Segundo a agência de notícias Reuters, a empresa de transporte FedEx confirmou que os aparelhos foram barrados. Porém, o motivo seria um "erro operacional", e não uma ordem política de impedir a entrada de aparelhos chineses no país. O consumidor em questão é um jornalista britânico que mora nos Estados Unidos e precisava do dispositivo para fazer uma análise.
A FedEx pediu desculpas e afirmou que produtos da Huawei comprados fora do país serão entregues normalmente em endereços estadunidenses. Entretanto, se o local a ser entregue for uma filial da Huawei ou outra companhia que atualmente está na lista de "não confiáveis", o pacote será devolvido ao remetente.
Huawei responde
A fabricante não curtiu a atitude da FedEx e falou que marcas norte-americanas devem ser "racionais" a respeito do banimento de marcas do país, já que não cabe a ela julgar a ação. Segundo jornais locais, é bem possível que a empresa entre na lista de empresas não confiáveis da China e perca o contrato de entregas com a Huawei.
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.