Google LARA: concorra a bolsas de pesquisa para projetos de tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: Google LARA: concorra a bolsas de pesquisa para projetos de tecnologia

Trazer o conhecimento da universidade para a comunidade nem sempre é uma tarefa simples. No entanto, as inúmeras ferramentas oriundas da evolução tecnológica abrem novos horizontes para o dia-a-dia de cidadãos brasileiros, solucionando problemas cotidianos com mecanismos originados dos laboratórios das universidades. São essas iniciativas que a Google pretende incentivar com o LARA, um programa de bolsas para pesquisas em computação.

Criado em 2013, o LARA é bastante conhecido por promover soluções tecnológicas criativas para os mais diversos problemas diários de cidades e cidadãos, indo desde a infraestrutura dos municípios, com a saúde pública, até assistência a empreendedores digitais. Felizmente, no dia 17 de junho (última segunda-feira), foi dado início ao período de inscrições da sétima edição do programa e é uma nova oportunidade para tais projetos saírem do papel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Pixabay)

Aberta para estudantes de mestrado ou doutorado e orientadores acadêmicos, o LARA vai oferecer bolsas de pesquisa para as inovações com potencial de grande impacto na rotina das pessoas. Com o apoio e parceria de universidades da América Latina, a Google espera fortalecer o laço do conhecimento acadêmico com a economia e a sociedade. Só este ano, o programa distribuirá 2 milhões de reais para projetos das seguintes áreas:

  • Geo/Maps;
  • Interação entre humanos e computadores;
  • Recuperação, extração e organização de informações;
  • Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes (Smart Cities);
  • Machine Learning e Data Mining;
  • Dispositivos Móveis;
  • Processamento natural de línguas;
  • Privacidade;
  • Interfaces físicas e experiências imersivas;

A seleção de projetos será feita por um grupo de avaliadores composto por engenheiros do Centro de Engenharia de Belo Horizonte. Os autores das melhores ideias serão notificados dentro de 6 a 8 semanas. As bolsas consistem de um pagamento mensal por 1 ano para a universidade e para o estudante, sendo R$ 3.000 para a instituição e o valor aproximado de R$ 4.800 para os realizadores dos projetos. Ainda assim, o prazo pode ser estendido para 2 anos para estudantes de mestrado e até 3 anos para estudantes de doutorado.

Para participar, basta se inscrever no site da Google até o dia 29 deste mês. Se você tem uma ideia, não perca a oportunidade de trazê-la para as ruas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.