Fortnite quase foi cancelado pela Epic Games, revela ex-diretor

1 min de leitura
Imagem de: Fortnite quase foi cancelado pela Epic Games, revela ex-diretor

Fortnite é um fenômeno mundial, mas quase foi cancelado pela Epic Games antes de alcançar o sucesso. O desenvolvedor Rod Fergusson, que atuava como diretor de produção na empresa quando o jogo estava em seus primórdios, quase descontinuou o projeto, que hoje já tem mais de 250 milhões de jogadores.

Durante o podcast Game Informer Show, o executivo, que atualmente trabalho no estúdio The Coalition, revelou que "tentou cancelar" Fortnite pouco antes de mudar para o seu emprego atual na desenvolvedora de Gears of War.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Modo Salve o Mundo, de Fortnite. (Imagem: Epic Games)

O motivo para o descontentamento de Fergusson com o jogo teriam sido os testes iniciais feitos com a versão original do game, que contava apenas com o modo de sobrevivência "Salve o Mundo". Segundo o produtor, naquela época Fortnite não conseguiu alcançar o nível de excelência esperado pela equipe.

Época de dificuldades

Apesar de parecer algo irreal atualmente, a possibilidade de Fortnite ser cancelado em seus estágios iniciais parece mais plausível quando vemos o contexto da Epic Games na época.

Antes de Fortnite se tornar um sucesso, a desenvolvedora não apostava muito em jogos e a principal fonte de renda da empresa era o licenciamento de seu motor gráfico, Unreal Engine. Em 2016, o CEO da companhia, Tim Sweeney, chegou a dizer que a firma teria morrido sem a tecnologia.

Quando Fergusson estava saindo da empresa, em 2015, Fortnite tinha um estilo gráfico mais "obscuro" e estava sendo feito no motor gráfico Unreal Engine 3. Foi então que a Epic decidiu mudar o visual do game para algo mais cartunesco e amigável e migrou o desenvolvimento para a poderosa Unreal Engine 4. As alterações acabaram atrasando o lançamento do modo "Salve o Mundo", que está em Beta com acesso antecipado até hoje. Ainda assim, isso garantiu estrutura para a empresa surfar na onda de PUBG em 2017 e lançar um battle royale gratuito, que foi concebido em apenas 2 meses.

Atualmente, o modo battle royale de Fortnite está na sua nona temporada de conteúdos e pode ser baixado gratuitamente para PC, consoles e também smartphones Android e iOS. O modo "Salve o Mundo" pode ser acessado com a compra de pacotes que custam a partir de US$ 39,90 no site da Epic Games.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.