Além de anunciar sua nova geração de processadores, batizada de Ice Lake, que chegam após quatro anos do lançamento da família Sky Lake e prometem um ganho de desempenho 18% maior que seus antecessores, na última terça-feira (28), a Intel surpreendeu o público ao divulgar outras novidades. É que durante o seu evento Technology Open House, na Computex 2019, a companhia destacou cinco das principais inovações que devem impulsionar a “próxima onda de computação” e terão o potencial de mudar radicalmente a forma como usamos nossos PCs e laptops. Confira:

Honeycomb Glacier

Com o novo conceito de laptop “Honeycomb Glacier”, a companhia garante novas experiências para gamers e desenvolvedores. Isso porque essa geração terá uma segunda tela integrada que dará um espaço extra para os usuários tocarem e criarem. O que, de acordo com a Intel, pode oferecer “experiências de jogo mais imersivas, tornando as informações-chave persistentes na tela complementar para acessar coisas como mapas de níveis, inventários, status e mais, sem aplicativos que se sobreponham ao seu jogo ou alternando entre aplicativos”. A ideia, agora, é que o protótipo sirva de inspiração para fabricantes de notebooks.

Mohawk River

Durante a Computex 2019, foi exibido o protótipo de PC ambiente, o “Mohawk River”, que estarão sempre prontos para uso e serão capazes de antecipar de maneira inteligente as necessidades de seus usuários graças aos seus vários sensores que detectam quando há alguém por perto. Além disso, ele conta com câmeras de 180 graus, monitores externos secundários e ID de voz local da Intel.

Optane M15

Foi divulgada também a memória Intel Optane M15, nova geração do produto e que estará disponível no terceiro trimestre de 2019. Ela oferece maior desempenho, menor consumo de energia e foi projetada para funcionar especialmente bem com a 9ª geração de processadores Intel Core para curtos períodos de inicialização e rápido desempenho ao carregar aplicativos e jogos.

Inteligência artificial

Outro anúncio feito pela Intel envolve uma parceria com Microsoft e ASUS para lançar, em julho deste ano, a primeira IA do mundo em PC Development Kit, o que trará outro novo formato de laptop focado na tecnologia e para ajudar desenvolvedores a criarem aplicativos de IA. A tecnologia contará com processadores Intel e gráficos integrados, além do VPU Intel Movidius Myriad X, próprio para cargas de trabalho de IA de alto desempenho e baixo consumo de energia.

Intel NUC

Mais um destaque da Intel na Computex 2019 foi a nova geração do NUC, um PC modular que vem com hardware Intel e pode ser configurado para ser usado como minicomputadores, set-top boxes e outros dispositivos do tipo. Prevista para 2020, a novidade promete bom desempenho a um custo relativamente baixo.