Jaguar Land Rover oferece criptomoedas em troca de dados de condução

1 min de leitura
Imagem de: Jaguar Land Rover oferece criptomoedas em troca de dados de condução

De acordo com um anúncio feito na última segunda-feira (29), usuários de veículos da Jaguar Land Rover terão a possibilidade de ganhar criptomoedas. Para isso, basta que permitam que seus carros transmitam para a montadora dados sobre o tráfego, como buracos nas vias e outras situações.

Os créditos serão enviados por meio da tecnologia Smart Wallet, na qual os carros relatarão automaticamente os dados úteis de condições da estrada, como congestionamentos, para provedores de navegação ou autoridades locais. Em seguida, os motoristas receberão os créditos, que poderão ser trocados por recompensas como café, pagamento de pedágios ou de taxas de estacionamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tecnologia IOTA

A ferramenta utilizará a mais recente tecnologia de criptomoedas, IOTA, já que a Jaguar Land Rover fez uma parceria com a IOTA Foundation para fazer e receber esses pagamentos. Diferentemente de outros sistemas semelhantes, esse serviço não requer nenhuma taxa de transação para operar.

“Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Jaguar Land Rover na implementação de carteira [digital] no carro com tecnologia IOTA, oferecendo um grande benefício de conveniência para seus clientes em todo o mundo”, disse o diretor de parceria da IOTA, Holger Köther.

A tecnologia, que está sendo testada na nova base de engenharia de software da Jaguar Land Rover em Shannon, República da Irlanda, será implementada em modelos como o Jaguar F-Pace e o Range Rover Velar para relatar informações automaticamente sobre as condições da estrada.

“No futuro, um carro autônomo poderá se dirigir a uma estação de carregamento, recarregar e pagar, enquanto seu proprietário poderá optar por participar de economia compartilhada, com recompensas por dividir dados úteis, como alertar outros carros sobre engarrafamentos”, explicou o arquiteto de software da Jaguar Land Rover, Russell Vickers.

Destination Zero

Esse projeto de criptografia faz parte de uma estratégia da Jaguar Land Rover batizada de Destination Zero, que tem como objetivo atingir 0 emissão, acidente e congestionamento. Assim, os dados compartilhados ajudariam a eliminar os bloqueios de trânsito e as emissões ociosas, informando aos sistemas de navegação sobre áreas a serem evitadas. Essa mesma campanha fará com que todos os carros Jaguar e Land Rover recebam uma opção elétrica até 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.