Na tentativa de ajudar pessoas que estão desabrigadas a encontrarem um lar, ainda que temporário, o Airbnb iniciou um novo projeto voltado para esse segmento. Intitulado Donations, o sistema em questão vai permitir que hosts repassem parte da verba adquirida para organizações com esse propósito.

De acordo com as informações divulgadas, o sistema vai pegar parte das taxas que os hosts gostariam de doar e encaminhar o montante para esses órgãos. A empresa promete transparência com o serviço e, por isso, vai disponibilizar atualizações periódicas a fim de mostrar para onde o dinheiro foi encaminhado.

Vale mencionar que essa plataforma pode ser considerada uma expansão da iniciativa Open Homes, que já existe no serviço. O Open Homes, na ativa desde 2017, convida anfitriões a abrirem as portas de suas casas para receberem pessoas que precisam de um lugar para ficar e já ajudou mais de 25 mil pessoas até aqui.

Para pôr o Donations em prática, o Airbnb já fez parcerias com algumas empresas que trabalham com esse tipo de causa, como Hands and Hearts, Make-A-Wish Foundation, International Rescue Committee e Mercy Corps.