Sony Mobile dá indícios de que pode deixar o Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Sony Mobile dá indícios de que pode deixar o Brasil

A Sony nunca fez muito sucesso no âmbito dos smartphones, ao menos não em comparação com as suas principais concorrentes ou com o sucesso que a própria marca faz em outros mercados. Apesar disso, ela vinha se mantendo firme por aqui nos últimos anos, sempre oferecendo alguns modelos para o público brasileiro em sua loja oficial.

Os últimos meses, porém, mostraram alguns movimentos curiosos da empresa e, com isso, foi possível identificar ao menos dois grandes indícios de que a Sony Mobile pode estar se preparando para deixar de operar no Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um único modelo à venda no site

Atualmente, quem entra na loja virtual oficial da Sony brasileira encontra somente um único modelo de smartphone à venda, o Xperia XZ2 Compact, aparelho do ano passado que começou a ser vendido por aqui em maio. Ainda é possível encontrar cabos, power banks e um carregador disponíveis, mas nenhum outro celular.

E não é que a Sony esteja seguindo em ponto morto em relação ao lançamento de novos modelos pelo mundo: entre maio do ano passado e agora, a empresa já apresentou vários modelos, como Xperia XZ3, Xperia 10, Xperia 10 Plus, Xperia 1 e Xperia L3, mas nenhum desses modelos sequer está listado no site brasileiro da marca.

Xperia XZ2 CompactXperia XZ2 Compact é o único modelo vendido na loja oficial da Sony Mobile Brasil. (Fonte: Sony/Reprodução)

Tudo bem que Xperia 1 ainda não está à venda lá fora, mas os demais já estão e o Xperia XZ3 foi anunciado ainda em 2018, ou seja, não é mais uma novidade. Assim, não há muitos indícios de que a Sony coloca o Brasil como uma de suas prioridades quando pensa em vender smartphones.

“Sumiço” das redes sociais

Enquanto páginas no Facebook da Sony Mobile em outros países seguem sendo alimentadas, assim como a página global da divisão de celulares da companhia, a versão brasileira foi desativada sem qualquer explicação. A página geral da Sony Brasil não traz qualquer novidade sobre smartphones há algum tempo, reforçando o mistério sobre o que vem por aí.

A prática de reduzir a variedade de produtos vendidos por aqui e de deixar as redes sociais sem fazer muito alarde pode ser vista como um indício de que a empresa deixa o país aos poucos e não quer chamar a atenção justamente porque muitos brasileiros têm celular da Sony e continuarão recebendo suporte técnico por isso.

Xperia XZ3Lançado no ano passado, Xperia XZ3 não está à venda por aqui. (Fonte: Sony/Divulgação)

Até mesmo a página sonymobile.com/br atualmente abriga apenas opções de suporte técnico da linha Xperia, sem trazer qualquer informação ou propaganda dedicada a algum dos vários modelos comercializados pela empresa em outros países.

Sony comenta

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sony Mobile Brasil não esclareceu o “sumiço” das redes sociais nem a indisponibilidade de seus principais aparelhos na loja brasileira, reservando-se apenas a garantir que "não comenta especulações" e que os seus próximos lançamentos ainda não têm previsão de chegada ao Brasil.

"A Sony Mobile Brasil não comenta especulações", informa a empresa. "Os modelos Xperia 1, Xperia L3, Xperia 10 e Xperia 10 Plus ainda não têm previsão de comercialização no Brasil", finaliza a nota.

De fato, isso não parece um simples momento de reestruturação das operações no Brasil, afinal, se fosse o caso, avisar clientes atuais e em potencial a respeito disso seria até mesmo uma boa jogada de marketing. Mesmo assim, só o tempo dirá qual a estratégia da Sony Mobile para o nosso país, se é que ela existe.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.