menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Marca da Alphabet pode lançar calçados que detectam queda e monitoram peso

A empresa da Alphabet, dona da Google, busca investidores para o seu calçado inteligente

schedule10/02/2019, às 13:03

Marca da Alphabet pode lançar calçados que detectam queda e monitoram pesoFonte:

Imagem de Verily pode lançar calçados que detectam quedas e monitoram peso no tecmundo

A Verily está desenvolvendo um calçado capaz de detectar quedas e monitorar o peso de seus usuários. A empresa faz parte do conglomerado Aphabet – dono da Google – e é especializada em uma área que chama de “ciências da vida”, trabalhando com soluções e pesquisas tecnológicas ligadas à saúde. Segundo o CNBC – veículo norte-americano de finanças e tecnologia –, como o produto ainda está em fase inicial, não se sabe muito sobre ele, mas é certo que um protótipo já está pronto.

Devido ao fato de reunir esses recursos em apenas um objeto “vestível”, dispensa-se a necessidade de uso de dispositivos adicionais, durante uma atividade física, por exemplo. Por outro lado, smartwatches ou smartphones ainda são mais completos para esses casos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Ainda, pessoas idosas podem se interessar pela solução da Verily, pois quedas representam para esse público riscos elevados de lesões e até mesmo morte. Já a função de monitoramento de peso, pode ser mais um atrativo de alcance mais amplo, por questões estéticas e de saúde.

Contudo, calçados são como roupas e, portanto, não são usados os mesmos modelos todos os dias, o que poderia restringir o uso desse tipo de ferramenta inteligente. O preço do produto da Verily ainda poderá ser um importante aspecto para o seu sucesso ou fracasso.

Além disso, a opção de detecção de quedas já é uma realidade no Apple Watch. Quando isso acontece com alguém, o dispositivo exibe em sua tela um botão que permite entrar em contato diretamente com um serviço de emergência.

No momento, o protótipo está sendo apresentado para possíveis investidores, o que torna seu futuro incerto.  Enquanto isso, a companhia também permanece trabalhando em outras tecnologias interessantes, como lentes de contato inteligentes para hipermetropia e um micromonitor contínuo de glicose de baixo custo.