‘Desafio dos 10 anos’ da tecnologia: o que mudou na última década

3 min de leitura
Imagem de: ‘Desafio dos 10 anos’ da tecnologia: o que mudou na última década

Seja ele usado ou não para treinar sistemas de reconhecimento facial, o Desafio dos 10 anos foi a primeira tendência nas redes sociais em 2019 e consiste em publicar uma foto sua tirada em 2009 ao lado de uma imagem atual para mostrar como o tempo passou.

Mas não é só o rosto da gente que muda em uma década. Esse período também é mais do que suficiente para a tecnologia evoluir a ponto de não lembrarmos como era viver há 10 anos, quando coisas simples como pedir um carro para ir a algum lugar ou procurar um filme para assistir não estavam a um simples toque no celular de distância.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja abaixo algumas das principais mudanças que aconteceram entre 2009 e 2019 no mundo da tecnologia, sejam elas a chegada de novos produtos ou mudanças no comportamento dos usuários.

1. Navegação por GPS

Print

O iPhone 3G, lançado em 2008, até tinha um receptor de GPS que poderia ser usado para a navegação, mas a seleção de aplicativos com essa função era bem limitada e eles podiam custar até US$ 100. Para muitos, a melhor opção era um equipamento dedicado, como os feitos pela TomTom. Uma situação bem diferente da atual, em que praticamente qualquer celular pode ser utilizado para isso.

2. Redes sociais no Brasil

Print

Fazia apenas 1 ano desde que o Google decidiu mudar o escritório responsável pelo Orkut para o Brasil. O sucesso da rede social no país ainda a deixava a frente do Facebook, que já começava a estabelecer seu domínio em outras regiões do mundo.

Mas essa resistência não durou para sempre. O Google anunciou que o Orkut seria descontinuado em 2014 e o Facebook ocupou o espaço deixado pela antiga rede, sendo usado hoje por cerca de 130 milhões de brasileiros.

3. Netflix

Print

Pouca gente no Brasil conhecia a Netflix, que só chegaria oficialmente por aqui em 2011, mas a empresa já era grande nos Estados Unidos. No entanto, o serviço mais utilizado ainda não era o streaming, lançado dois anos antes, e sim o envio de DVDs pelo correio.

4. Pedir um carro

Print

Se os celulares com GPS e boa conexão 3G ainda eram itens de luxo, é fácil entender porque serviços como o Uber ainda não existiam. Quem queria pedir um carro tinha algumas opções que dificilmente deixaram saudade, como tentar a sorte na rua ou fazer a chamada pelo telefone e não ter ideia de quanto tempo o motorista iria demorar para chegar.

5. Lan House x Banda larga em casa

Print

A internet residencial começava a se popularizar, mas a realidade é que 45% dos usuários de internet no Brasil ainda acessavam a rede através das lan houses. Era uma época de pagar por cada hora de uso e organizar campeonato de Counter-Strike com os amigos.

6. Android

Print

Lançado no final de 2009, o Android 2.0 é um caso curioso, pois já trazia praticamente todos os detalhes básicos presentes na interface do sistema operacional até hoje. O que é bem fácil de perceber é como o Google começou a dar mais atenção à linguagem visual do sistema ao longo de 10 anos.

7. iPhone

Print

A tela cresceu, o botão sumiu e as bordas ficaram menores, mas é interessante notar como a Apple manteve praticamente inalterada a organização da página inicial e o formato dos ícones dos aplicativos.

8. Google Chrome

Print

O hoje navegador mais popular do mundo ainda tinha uma bela de uma cara de programa do Windows XP. Mesmo assim, o grande chamativo do Chrome já era a interface minimalista, em uma época em que o Internet Explorer, com suas barras de busca instaladas por acidente, dominava os computadores.

9. Mensageiro

Print

Queria mandar mensagens para um amigo, mas o pacote de SMS acabou? A solução era chegar em casa e abrir o Windows Live Messenger, novo nome do programa até então conhecido como MSN Messenger, uma das formas de comunicação mais populares da época. Em 10 anos, essas conversas migraram para o celular e, mais especificamente no caso do Brasil, para dentro do WhatsApp.

10. Baixaki

Print

Esse clássico da internet brasileira (e nossa antiga casa antes de virarmos o TecMundo atual) teve a interface completamente reformulada recentemente. Mas tão legal quanto o visual é dar uma olhada nos programas que faziam sucesso em 2009, como o famoso MSN Plus! e um tema para o Windows XP.

Sentiu falta de outras mudanças tecnológicas que aconteceram nos últimos 10 anos? Deixe as suas sugestões nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.