A tecnologia muda o mundo dos negócios constantemente. Seja em uma padaria de bairro ou em uma grande franquia, todos caminham para o uso de sua maior fonte de crescimento: os dados. A partir da análise deles, é possível aperfeiçoar negócios, otimizar o gerenciamento de investimentos e, não menos importante, gerar insights.

No entanto, não é tarefa fácil migrar para o uso inteligente de dados. É necessário um conhecimento considerável de ciência de dados e dominar as várias e complexas ferramentas a fim de filtrar, encontrar e exibir os dados para, no fim, utilizá-los para o bem de seu negócio. Com o intuito de ajudar a resolver esse problema, a IBM disponibiliza o Watson Studio.

A plataforma visa tornar todo o processo mais rápido, poupando o tempo que era necessário para encontrar as ferramentas que melhor atendem às suas necessidades. Graças às interfaces intuitivas e à participação na comunidade — repleta de conhecimentos compartilhados —, o trabalho com dados não fica restrito a cientistas.

 

Focada em engenheiros, cientistas e desenvolvedores, a plataforma permite o uso de ferramentas de código aberto, como Jupyter Notebooks e RStudio; criar, treinar, testar e lançar modelos de machine learning e deep learning e as ferramentas do Watson Knowledge Catalog, que viabilizam a análise dos dados.

A GroupM Nordic e uma oportunidade

Trabalhar com propaganda não é tão simples. O principal desafio é conseguir identificar o desejo do consumidor e exibir sugestões de forma eficiente, atraindo-o para o produto. A GroupM Nordic tem exatamente este objetivo: assessorar empresas a mostrar a propaganda certa, no momento certo.

Centenas de campanhas são lançadas todos os meses; ainda assim, a GroupM é atenciosa o bastante para observar a recepção individual de cada propaganda. E foi pela excelência em seus serviços que a companhia viu uma oportunidade com as ferramentas do IBM Cloud — mais especificamente, o IBM Analytics e o IBM Watson Studio.

“Conseguimos um leque enorme de fontes para dados, como Google, Facebook e os próprios clientes, e analisá-los em uma velocidade estonteante.”

“IBM Watson Studio é uma solução única que oferece machine learning, integração e automação em uma plataforma coerente”, relata Baltazar Ozonek, líder de marketing em tecnologia na GroupM, que também se impressiona com a performance do Watson Analytics. “Watson mostra o poder de inteligência artificial em ação. Conseguimos um leque enorme de fontes para dados, como Google, Facebook e os próprios clientes, e analisá-los em uma velocidade estonteante. Descobrimos insights surpreendentes sobre o comportamento do consumidor, o que nos ajuda a otimizar campanhas já em andamento.”

GroupM Nordic considera o uso do IBM Watson Studio e do Watson Analytics algo crucial para manter a liderança na indústria. “O tamanho e a complexidade dos dados de marketing estão com um crescimento sem precedentes. Isso é uma oportunidade para anunciantes, mas também cria o risco de se perder nesse mar de dados”, alega Baltazar. Continuar utilizando os serviços IBM é garantir que os dados recolhidos serão devidamente encontrados e expostos para geração de insights.

Como acessar o Watson Studio?

Para acessar as ferramentas da Inteligência Artificial do Watson, é necessário se cadastrar na plataforma IBM Cloud — o que pode ser feito gratuitamente com a opção IBM Cloud Lite. Com essa alternativa é possível utilizar os serviços IBM Cloud por tempo ilimitado; no entanto, há restrições em todas as ferramentas IBM.

Há, também, alternativas para companhias e equipes de desenvolvimento, com as assinaturas "Pay-as-you-go" ou a personalizada padrão.

Conheça a plataforma e os planos com mais detalhes.