Associação de defesa do consumidor aponta quais os celulares mais seguros

1 min de leitura
Imagem de: Associação de defesa do consumidor aponta quais os celulares mais seguros

A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, é uma entidade civil sem fins lucrativos, independente de governos e empresas, que busca proteger os consumidores brasileiros. O órgão costuma realizar estudos sobre produtos e desta vez fez um levantamento sobre quais aparelhos têm o melhor desempenho e segurança.

Os modelos mais bem-sucedidos no cuidado com a privacidade e manutenção de salvaguardas contra invasores foram os Samsung Galaxy S9 e Galaxy A8, os Apple iPhone 8 PlusiPhone SE 32 GB e os Asus Zenfone 3 Zoom e Zenfone 4 Max. “No entanto, é importante esclarecer que a nota de avaliação apresentada não se refere especificamente à segurança, mas, sim, à qualidade e ao desempenho geral do aparelho. Isso porque não há diferença entre o nível de segurança entre um modelo Galaxy S9 e um Galaxy A8, por exemplo, uma vez que o software de proteção da Samsung é o mesmo para a maioria dos seus aparelhos”, diz o Proteste.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A avaliação também leva em consideração a performance geral, e, juntando tudo, o campeão foi o Galaxy S9, “devido a sua ergonomia, texto, navegação por GPS e navegador terem atingido cinco estrelas no teste, enquanto os outros requisitos (funcionalidade, ligação, câmera e vídeo) atingiram quatro”. Na relação custo-benefício, esse mesmo ranking escolheu o Galaxy A8, que é vendido na faixa de preço entre R$ 1.666 e R$ 2.300.

iOS vs Android

O levantamento feito pela Proteste também levou em consideração a diferença de proteção entre os sistemas operacionais. Como a Apple produz seu hardware e software, possui mais camadas antimalware embutidas, além de atualizações de segurança mais regulares e autenticação em dois fatores, entre outras salvaguardas.

A Samsung possui criptografia de ponta a ponta Samsung Knox e a Asus oferece a alternativa de defesa ZenUI Safeguard, via app, que busca update mensal. Já os Motorola só realizam atualizações de segurança a cada dois meses; a LG e a Sony, de acordo com a Proteste, “não oferecem uma quantidade de soluções nativas necessárias para manter o sistema de proteção em conjunto com o Android, embora ofereçam as atualizações mensais de segurança”.

A recomendação do órgão que, ao comprar um novo produto, os usuários priorizem aqueles que incluam revisões regulares sobre seus protocolos de defesa, assim como diversas opções de bloqueio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.