Já começou a construção de um cabo submarino de dados que vai ligar as cidades brasileiras do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre com a capital argentina Buenos Aires. Inicialmente apenas um empreendimento da operadora Globenet, a notícia agora é que o Facebook é coproprietário do cabeamento, que visa melhorar a conectividade de empresas dessa região da América do Sul.

O Malbec vai ter seis pares de fibra óptica, o que vai dobrar a capacidade atual de conexão da Argentina, por exemplo

A Infraestrutura de 2,5 mil quilômetros deve ser, também, interligada a outras redes da Globenet instaladas na região e alcançar uma rota até os Estados Unidos. O cabeamento, que vai se chamar Malbec, deve entrar em funcionamento até 2020 e está sendo instalado pela Alcatel Submarine Networks, especializada nesse tipo de operação. O Malbec vai ter seis pares de fibra óptica, o que vai dobrar a capacidade atual de conexão da Argentina, por exemplo.

As mudanças para os “hermanos” vão ser grandes: hoje em dia, cerca de 79% dos argentinos têm acesso a internet. As projeções indicam que próximo do fim de 2019 esse número suba para 95%.

Cupons de desconto TecMundo: