Google lançou um site específico para a busca de conjuntos de dados com o objetivo de auxiliar jornalistas e outros pesquisadores a encontrar informações relevantes e publicamente disponíveis para seus trabalhos e projetos. A ferramenta vai facilitar reunindo em um mesmo lugar resultados que antes eram conseguidos de diferentes fontes com muito mais dificuldade.

A ferramenta realiza sua busca em fontes como sites governamentais, bancos de dados públicos, bibliotecas digitais, sites pessoais e outros

O site tem a cara consagrada do Google, mas vai mostrar resultados de conjuntos de dados, como, por exemplo, informações sobre o clima através dos anos em uma determinada região. A caixa de texto da ferramenta de busca aceita os mesmos recursos de procura que usamos no Google normal, como o uso de aspas, de + ou de site: para vasculhar apenas um único domínio.

Fontes confiáveis

A ferramenta realiza sua busca em fontes como sites governamentais, bancos de dados públicos, bibliotecas digitais, sites pessoais e outros. O serviço ainda está em fase Beta de testes, mas já funciona muito bem em inglês e deve ser disponibilizado em outros idiomas em breve, incluindo o português.

Esse recurso faz parte de uma ação da Google direcionada especialmente a jornalistas. A empresa já ministrou cursos e programas para treinar esses profissionais com o objetivo de identificar informações erradas que podem gerar as fake news, com as quais tanto sofremos ultimamente. Para acessar a ferramenta de busca de conjuntos de dados, clique neste link.

Cupons de desconto TecMundo: