Uma disputa entre Facebook e BlackBerry, que virou notícia em março, acabou de ganhar um novo capítulo. A companhia responsável pela maior rede social do mundo alega que a BlackBerry infringiu pelo menos seis patentes da empresa, incluindo uma relacionada à tecnologia de mensagens de voz. As informações são da agência de notícias Bloomberg.

Além da patente de mensagens, a ação do Facebook cita infrações de patentes envolvendo vídeo e áudio, uma tecnologia que melhora a forma como dispositivos móveis podem exibir certos gráficos e outra que centraliza o rastreamento e a análise de dados obtidos por GPS. Não há detalhes sobre planos da empresa para implementar essas invenções em seus produtos.

É possível que a ação atual seja uma resposta ao caso que aconteceu em março deste ano. Na ocasião, a BlackBerry processou o Facebook afirmando que a tecnologia utilizada no WhatsApp e no Messenger foi copiada do BlackBerry Messenger (BBM), sistema de mensagens que era utilizado há anos nos celulares da marca.

A BlackBerry não se pronunciou publicamente sobre o caso até o momento da publicação desta notícia.