Google Tenor agora permite a criação de GIFs no estilo ASCII-art

1 min de leitura
Imagem de: Google Tenor agora permite a criação de GIFs no estilo ASCII-art

No começo deste ano, a Google comprou a Tenor, empresa que trabalha com a busca de GIFs em teclados para celulares e aplicativos de mensagens. A compra foi feita como uma forma de o Google melhorar a relação dos usuários com o Google Imagens.

E se as animações em GIF que os programadores veem ao abrirem seus terminais fossem diferentes – talvez algo no estilo ASCII? Além de ser um recurso muito bacana, os GIFs poderiam ser criados facilmente a partir de qualquer animação já existente no Tenor. Pois foi essa a ideia que Sean Hayer, engenheiro de software da plataforma, teve. Além disso, a novidade foi também uma forma de aproveitar para comemorar o 31° aniversário do GIF.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

GIF

Com isso em mente, a equipe da Tenor trouxe uma nova ferramenta que é voltada justamente para a criação de GIFs um pouco diferentes do comum; com a novidade, será possível transformar GIfs e até mesmo pequenos vídeos em animações do estilo ASCII, que podem ser utilizados quando o usuário logarem no terminal. Os GIFs podem ser criados tanto em preto e branco quanto em versões coloridas.

Mas como será que o Tenor transforma as animações nesses GIFs diferentes? Bem, na verdade, o segredo está no código, que utiliza o programa FFmpeg para transformar a animação em imagens JPEG. Depois, essas sequências de imagens serão transformadas em arte ASCII, animadas frame por frame no console, utilizando sequências ANSI para limpar a tela e mostrar o GIF pronto para os usuários. Parece ser bem complexo e, na verdade, é mesmo. Mesmo assim, para quem quiser brincar de criar os próprios GIFs neste estilo, basta utilizar o código disponível no GitHub.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.