TIM ativa rede 4G na faixa 700 MHz no Rio, em Curitiba e em Goiânia

2 min de leitura
Imagem de: TIM ativa rede 4G na faixa 700 MHz no Rio, em Curitiba e em Goiânia

TIM ativou a rede de quarta geração (4G) na frequência de 700 MHz nas cidades do Rio de Janeiro, de Curitiba e Goiânia, passando dos 1 mil municípios que operam nessa frequência. Além da 700MHz, TIM já opera nas faixas de 1800 MHz e 2600 MHz no 4G, e também oferece todos os aparelhos do portfólio atual já habilitados para a frequência de 700 MHz.

A ativação desta frequência é essencial para o contínuo incremento da performance da rede 4G e para o processo de digitalização do país

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"A ativação da frequência 700 MHz nestas cidades é mais um passo na evolução da oferta de rede da TIM e na nossa busca em proporcionar a melhor experiência e os melhores serviços para nossos clientes. Ultrapassar a marca de 1.000 municípios operando nesta faixa é uma consequência do investimento que a operadora tem feito em infraestrutura e demonstra a importância estratégica que a exploração do 700 MHz tem para a TIM. A ativação desta frequência é essencial para o contínuo incremento da performance da rede 4G e para o processo de digitalização do país", conta o VP de Tecnologia da TIM Brasil Leonardo Capdeville.

Indo mais longe

No começo deste ano, a TIM anunciou que prevê o investimento de R$ 12 bilhões no triênio 2018-2020 e a companhia pretende ampliar ainda mais a rede 4G chegando a mais de 4 mil cidades até 2020 e alcançando 96% da população urbana coberta, levando a cobertura de fibra a três milhões de casas no Brasil e ativando a tecnologia de quarta geração na frequência de 700 MHz em todas as cidades.

Hoje, mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes do Rio de Janeiro vem da tecnologia de quarta geração

A TIM foi a primeira a utilizar a agregação de três frequências (1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz, nos locais onde já houve a ativação), melhorando principalmente a experiência indoor de navegação móvel de seus usuários.

Mais velocidade

Hoje, mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes do Rio de Janeiro vem da tecnologia de quarta geração, que contam com uma velocidade mais alta e uma latência menor (tempo de resposta de dados mais curta).

A expansão da rede permite que a empresa ative soluções como a voz em HD (VoLTE), hoje existente em 1,5 mil cidades. O VoLTE garante chamadas em alta definição de voz e sem ruídos. Isso é especialmente importante para a TIM pois permite cobrir com voz áreas em que sua rede 3G não alcança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.