Novo estudo aponta a melhor cobertura 4G do Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Novo estudo aponta a melhor cobertura 4G do Brasil

A OpenSignal divulgou o seu último relatório sobre a cobertura de rede móvel 4G no Brasil e o grande destaque ficou para a TIM. Segundo a pesquisa, a operadora oferece a melhor experiência de cobertura desse tipo de conexão, com disponibilidade de 74,4% (ou seja, pelo menos 7 a cada 10 acessos conseguem encontrar uma rede 4G da TIM). Em segundo lugar, sete pontos percentuais abaixo da TIM, está a Vivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os especialistas indicam ainda que o sinal da TIM não só é encontrado com mais frequência, mas também está disponível em um número maior de localidades no Brasil. Com isso, a TIM pode ser considerada a “vencedora” do ranking elaborado pela empresa de pesquisa.

OpenSignal

Segundo a OpenSignal, a TIM investiu de forma agressiva na expansão de sua rede 4G e, no ano passado, anunciou a presença em 1.580 cidades brasileiras. Também em 2017, TIM e Vivo investiram em inovação com a tecnologia voice-over-LTE (VoLTE), de serviços de sobre a rede 4G, o que acabou se refletindo no ótimo desempenho de ambas em comparação com as principais rivais.

A Claro ficou em terceiro lugar, equanto o pior desempenho medido pelos especialistas ficou com a Oi. A explicação para isso é simples: a frequência de banda usada pela companhia. Enquanto as rivais utilizam a faixa de 700 MHz, de baixa frequência, a Oi opta por uma faixa intermediária para alta, o que prejudica o alcance de sua rede 4G.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.