Nike desenvolve tênis através de tecnologia de impressão 3D

1 min de leitura
Imagem de: Nike desenvolve tênis através de tecnologia de impressão 3D

Atletas de elite utilizam os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Além da visibilidade dada ao produto, que é muito interessante para os patrocinadores, qualquer variável que consiga ajudar ou, pelo menos, não atrapalhar o desempenho dos atletas pode fazer a diferença na quebra de um recorde mundial.

Com o intuito de produzir equipamentos cada vez mais avançados, a Nike anunciou sua novidade: o Flyprint, primeiro tênis com cabedal fabricado através da tecnologia de impressão 3D. O material utilizado é basicamente TPU aplicado em camadas, mas o segredo está na geometria, que é definida de acordo com dados dos atletas. O resultado é um tênis com cabedal de alta performance, que pode ser customizado rapidamente, considerando o atleta e a região onde o calçado será utilizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1

A nova tecnologia promete ser mais leve e respirável do que a disponível até hoje, além de eliminar o atrito com tecidos convencionais. O primeiro tênis com essa tecnologia, o Zoom Vaporfly Elite Flyprint, será utilizado por Eliud Kipchoge na Maratona de Londres, que acontecerá no próximo domingo (22).

Entre seus diferenciais estão o peso, já que esse modelo é 10 gramas mais leve do que o anterior  valor que é relevante para atletas desse nível , e a menor absorção de água quando molhado, o que pode ajudar muito durante uma prova longa como a maratona.

Caso você esteja interessado em comprar um par com a nova tecnologia, pode começar providenciando passagens para Londres. A Nike venderá uma edição limitada do calçado, durante a semana que antecede a maratona, somente pelo aplicativo da própria empresa. Se não puder ir para lá agora, o jeito é aguardar os próximos lançamentos da marca, que certamente incluirá a nova tecnologia em tênis vendidos no mundo todo. Veja abaixo um vídeo mostrando o processo de fabricação:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.