A Google anunciou hoje (19) por meio de uma postagem no blog oficial do AdWords o lançamento de um novo recurso chamado “Shopping Actions”. A novidade vai permitir consumidores comprem produtos diretamente nos resultados de buscas do Google no celular, no Google Home ou em qualquer outro aparelho que possua o Google Assistente.
O processo de venda será todo controlado pela Google, e a loja online apenas receberá o pedido e o pagamento, já com informações para entrega e outros detalhes. A ideia é oferecer uma experiência de compra simplificada que possa ser totalmente gerenciada pelo Google Assistente, da mesma forma que a Alexa consegue fazer com o catálogo da Amazon. A diferença é que a ferramenta da Google funcionará com múltiplas lojas online.
Nossos vídeos em destaque
Compras direto no Google Assistente vão funcionar como as compras na Amazon pela Alexa
Em troca dessa facilidade que a Google pretende oferecer para os lojistas, a empresa receberá uma comissão por cada venda. Ou seja, não estamos falando de anúncios tradicionais onde as empresas pagam a Google por impressão ou clique. Em vez disso, a Google vai participar dos lucros das vendas.
De acordo com a Reuters, grandes marcas norte-americanas já abraçaram a ideia, tais como Walmart, Target, Home Depot e algumas outras. Assim quando algum usuário nos EUA perguntar “onde eu posso comprar isso” para o Google, os resultados dessas lojas vão aparecer primeiro, e seus produtos poderão ser adquiridos mais facilmente, com todo o processo de compra realizado através de comandos de voz. Dados de cartão de crédito e informações de entrega seriam previamente cadastrados.
A companhia percebeu que, mesmo vendo várias opções de compra, boa parte dos usuários simplesmente acabava indo para a Amazon
A Google resolveu trabalhar nessa novidade por ter percebido que a quantidade de perguntas de usuários sobre “onde comprar tais produtos” cresceu 85% nos últimos dois anos. A companhia percebeu que, mesmo vendo várias opções de compra, boa parte dos usuários simplesmente acabava indo para a Amazon. Ainda assim, a companhia explica que sua novidade é diferente do que a Amazon faz com a Alexa.
“Nós fizemos isso de uma maneira fundamentalmente diferente do que empresas como a Amazon oferecem porque nós nos enxergamos como parceiros dos vendedores. Nos vemos como parte de uma solução para os vendedores realizarem transações melhores”, disse Daniel Alegre, presidente para vendas e comércio na Google.
)
)
)
)
)
)
)