O bilionário cofundador do Facebook Mark Zuckerberg realizou uma doação de US$ 30 milhões para um programa de alfabetização infantil elaborado em conjunto pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard e pela Iniciativa de Aprendizado Integrado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT.

Juntas, as duas instituições lançarão o programa Reach Every Reader (ou Alcance Todos os Leitores, em tradução livre), que pretende criar uma plataforma de web para ensino ao longo dos próximos cinco anos. Essa ferramenta será capaz de identificar problemas de leitura em crianças que ainda não sabem ler, oferecendo então recursos para corrigir tal situação em favor do aprendizado.

“Não espere eles falharem. Tente antecipar quais terão dificuldades para ler e, então, aprenda o suficiente sobre o que funciona para cada criança e em que contexto combinar intervenções com perfis de aprendizado”, defende a diretora-executiva do programa e professora da Faculdade de Educação de Harvard.

Mark ZuckerbergMark Zuckerberg doou US$ 30 milhões para ajudar no processo de alfabetização das crianças.

Assim, para superar problemas de aprendizado de leitura, o novo projeto quer analisar sinais de que uma criança provavelmente terá dificuldade em aprender a ler. A medida inicial inclui, por exemplo, análise da percepção de sons e de fala e do nível de audição dos pequenos que ainda não foram alfabetizados.

A ferramenta financiada por Mark Zuckerberg será inicialmente direcionada a 2 mil estudantes e aqueles identificados com uma possível dificuldade de aprendizado de leitura serão monitorados ao longo dos anos. A ideia é realizar uma intervenção caso seja necessário a fim de ajudá-los no futuro.