Intel vaza dados sobre possíveis novos processadores

1 min de leitura
Imagem de: Intel vaza dados sobre possíveis novos processadores

Já não é novidade que tanto a AMD quanto a Intel estão sempre desenvolvendo evoluções para os próximas gerações de CPU (e GPUs integradas). No entanto, um vídeo vazado no YouTube indica detalhes mais específicos sobre novos processadores que a empresa pode estar desenvolvendo.

No clipe abaixo, você consegue conferir dados técnicos — vazados via banco de dados do famoso software 3DMark — sobre diversos chips. As especificações fornecem detalhes sobre a próxima geração de processadores de 10 nm, incluindo os tão aguardados Cannonlake e Ice Lake. Confira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o vazamento, é possível visualizar informações de pelo menos três novos processadores, focados em diferentes mercados. O chip baseado na tecnologia Cannonlake-Y ainda não tem nome oficial, mas possui dois núcleos (e quatro threads), o que não é "grande coisa" para um processador da série Y que visa operar a 4,5 watts. O chip roda a uma base de clock de 1,10 GHz e contará com gráficos da Geração 10 (Gen 10). Os testes apresentados foram executados numa plataforma específica para Cannonlake-Y com memória LPDDR4.

Outro processador detalhado foi outro ainda sem nome, mas da série Intel Ice Lake-U. Com quatro núcleos e oito threads, o chip vem com uma base de clock de 2,40 GHz e um boost de clock desconhecido. Aqui, os gráficos são da Geração 11 LP (Gen 11 LP) e, se combinarmos os dados do vídeo com outros relatos da web, pode-se dizer que esse processador poderá ter 48 unidades de execução com um clock base de 600 MHz (o dobro de chips gráficos GT2). Nesse caso, os testes apresentados foram executados numa plataforma específica para Ice Lake-U com memória DDR4 SODIMM.

Intel Core

Por fim, a última novidade do vazamento foi sobre o processador Intel Core i7-8559U de 14 nm (família Kaby Lake-U) que possui quatro núcleos e oito threads. A frequência base do clock desse chip é de 2,70 GHz e o grande destaque vai para os gráficos: esta CPU supostamente vem com a iGPU — unidade integrada de processamento gráfico — mais rápida já criada pela Intel. A Iris Plus Graphics 650 tem 48 unidades de execução, até 1.100 MHz de clock e 64 MB de DRAM embutida que atua como um cache de nível 4 para o chip. A construção do processador é similar à da sétima geração de processadores Kaby Lake-U com gráficos Iris (designs TDP de 28 watts).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.