Uber lança nova modalidade de transporte coletivo 'estilo ônibus'

1 min de leitura
Imagem de: Uber lança nova modalidade de transporte coletivo 'estilo ônibus'

Durante algum tempo, a Uber testou a modalidade Uber Express Pool em Boston e San Francisco, nos Estados Unidos. E como o nome já deixa bem claro, ela é algo parecida com o Uber Pool, ou seja, reúne passageiros diferentes em uma mesma corrida a fim de levá-los para um destino próximo. A diferença, porém, é que o Uber Express Pool exige que os passageiros se desloquem até um ponto específico a fim de otimizar a rota do motorista.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hoje (21), a Uber lança a nova modalidade oficialmente em oito cidades: as duas já citadas mais Los Angeles, Washington (DC), Miami, Denver, Philadelphia e San Diego. Além de poupar tempo de ambos os lados, afinal o passageiro caminhará algumas quadras até um ponto para facilitar o embarque e com isso reduzirá o trajeto do motorista, o Uber Express Pool promete também diminuir o custo da corrida.

Uber Express Pool

Em suma, a novidade da Uber que estreia oficialmente nesta quarta-feira em oito cidades dos Estados Unidos transforma a companhia de vez em uma empresa de transporte coletivo. Claro que veículos particulares costumam ter no máximo quatro vagas para passageiros, mas a disputa com o transporte público convencional será ainda mais acirrada.

Mas a estrutura é semelhante, afinal os motoristas poderão fazer um mesmo trajeto diariamente, tal qual linhas específicas de empresas de ônibus. Se imaginarmos que a demanda por este tipo de serviço é cada vez maior em grandes cidades, especialmente em horários alternativos, fica ainda mais fácil visualizar o acirramento da disputa com transportes coletivos convencionais.

Uber Express Pool

A companhia afirma que os preços da nova modalidade chegam a ser 50% menores do que no Uber Pool e até 75% menores do que no UberX, a modalidade mais em conta para viagens individuais no serviço, ou seja, mais um elemento que reforça a ideia de disputa com metrô e ônibus em grandes cidades.

Como funciona

Quando o usuário solicita um Uber, ele deve indicar uma região de embarque em vez de um ponto específico. Então, o aplicativo seleciona o motorista com a rota do Uber Pool mais apropriada e mostra os pontos de encontro próximos à localização do passageiro. Assim, basta se dirigir a um deles e aguardar alguns instantes.

Uber Express Pool

Ainda não há informações sobre quando (nem se) o Uber Express Pool chegará a outras cidades do mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.