Imagem de: Por que Mark Zuckerberg quer vender USD 13 bilhões em ações do Facebook?
Fonte: Facebook

Por que Mark Zuckerberg quer vender USD 13 bilhões em ações do Facebook?

2 min de leitura
Avatar do autor

Mark Zuckerberg está vendendo parte de suas ações no Facebook. Ontem mesmo o CEO e confundador da rede social disponibilizou USD 108,6 milhões em ações, de acordo com documentos da SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA). O valor não chama muita atenção, já que o chefão do Facebook tem um plano de venda de ações já acordado há dois anos.

O que torna a venda significativa é o fato de que a transação faz parte de uma planejamento do executivo para acelerar o financiamento de sua organização filantrópica, a Chan Zuckerberg Initiative (CZI). Fundada em 2015 por Zuck e sua esposa Priscilla Chan, a iniciativa deve ganhar um "empurrão" com o dinheiro levantado por meio das ações.

Priscilla ChanPriscilla Chan e Mark Zuckerberg fundaram a CZI em 2015

Um porta-voz da CZI explicou ao Recode que o CEO do Facebook pretende acelerar sua venda de ações nos próximos 18 meses. E o destino desse dinheiro é seu veículo para filantropia.

A venda de ações faz parte do processo para financiar o trabalho da Chan Zuckerberg Initiative em ciência, educação e questões relacionadas à justiça e oportunidade

Mudança de planos

A fundação foi lançada no mesmo ano em que Mark e Priscilla tiveram sua primeira filha, Max. Nessa época, a ideia inicial de Zuckerberg era "presentear" a CZI com, no máximo, USD 1 bilhão por ano. Nos próximos dois anos, o executivo vendeu USD 1,6 bilhões em ações.

Só que: o novo plano de Zuck (anunciado em setembro) prevê que ele possa vender entre 35 e 75 milhões de ações "nos próximos 18 meses". Corta para 2018 e, faltando 13 meses para o fim do plano, o CEO do Facebook pode vender até USD 13,3 bilhões em ações caso mantenha esse ritmo. O número também leva em consideração os valores atuais das ações da companhia.

Claro, não há certeza de que essas ações sejam mesmo negociadas, o plano é do Zuckerberg e ele faz o que quiser com ele. Mas, claro, os investidores já estão informados de que há essa possibilidade. Será que a filantropia vai fisgar mais esse bilionário e teremos um "novo Bill Gates" na cidade?

Curtiu o texto? Saiba que isso é só um gostinho do que é publicado diariamente na newsletter do The BRIEF, que traz as principais notícias do mercado de tecnologia pra você, todas as manhãs. É serious, é business, mas com um jeitão bem descontraído (#mozão). Para assinar, é só clicar ali -> aqui

Por que Mark Zuckerberg quer vender USD 13 bilhões em ações do Facebook? via The Brief

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Por que Mark Zuckerberg quer vender USD 13 bilhões em ações do Facebook?