NVIDIA e Continental criam parceria em projeto para carros autônomos

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA e Continental criam parceria em projeto para carros autônomos

Os carros autônomos parecem cada vez mais próximos de nossa realidade, tanto que grandes companhias têm investido fortemente para fazê-los acontecer. Exemplo disso é a nova parceria entre a NVIDIA e a Continental, união que não poderia ser mais certeira. A fabricante de pneus e peças automotivas tinha como objetivo lançar uma plataforma para essa linha de veículos. Já a companhia de tecnologia tem procurado se firmar no segmento, criando chipsets baseados em Inteligência Artificial (IA).

Em comunicado oficial, a Continental informou que a parceria tem como meta o desenvolvimento de uma IA baseada em uma das plataformas de veículos autônomos da NVIDIA. Isso deverá ser apresentado em 2021 e contemplará níveis que vão do 2 até o 5, conforme determinação da SAE (Society of Automotive Engineers/Sociedade de Engenheiros Automotivos). A ideia é que essas opções possam atender a diferentes necessidades dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A especificação citada é feita de modo escalar, considerando níveis que vão do 1 ao 5, em que o valor máximo é tido como um carro que dispensa completamente o uso de motorista. Nesse caso, a companhia alemã afirma que o automóvel 100% autônomo não contará com a presença de pedais e volante.

Plataforma da NVIDIA conta com processador poderoso

A plataforma da NVIDIA inclui também o processador Xavier  recentemente anunciado na CES 2018 , um system on chip/sistema em um chip de alta performance, criado para funcionar como o “cérebro” de carros autônomos. De acordo com Elmar Degenhart, CEO da Continental, os veículos do futuro devem agir como um computador sobre rodas, que precisaria de tecnologias poderosas como a de um supercomputador baseado em IA. Ele ainda defende que a as soluções da NVIDIA poderão disponibilizar maior segurança, conforto e personalização para esses carros.

Entretanto, a Continental não deve se voltar para a construção completa desse tipo de veículo, mas sim atuar como uma espécie de fornecedor no setor. Nesse sentido, diversas montadoras poderão usar a plataforma para integrar seus automóveis, o que deve beneficiá-las na otimização do uso de tempo e/ou dinheiro, uma vez que não será preciso criar sua própria tecnologia. 

Apesar de a NVIDIA ser amplamente conhecida no mercado de games, parece que a empresa está cada vez mais interessada em cravar seu nome no setor tecnológico de carros autônomos. Suas soluções avançadas renderam até o momento parcerias com grandes companhias, como Uber, Tesla, Volkswagen e Mercedes-Benz, entre outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.