Qual é a qualificação mais apreciada pelos gestores de empresas atualmente? O que o mercado vem procurando com mais intensidade nos últimos meses? O ranking de palavras mais utilizadas no LinkedIn pode ajudar a chegar a essas respostas. A rede social de negócios divulga pesquisa própria com o Top 10 das mais usadas em 2017, com destaque para “especializado”, que ficou com a primeira colocação.

A maneira como você se descreve pode abrir muitas portas e oportunidades

Enquanto “especializado” manteve a posição de 2016, “com experiência” deu um grande salto, subiu do sexto para o segundo lugar. Por outro lado, “líder” saiu da vice-liderança e “focado” despencou na tabela. Confira abaixo:

LinkedIn pesquisa

“Cada vez mais, recrutadores buscam profissionais por suas habilidades e experiência, e menos pelos nomes de suas posições. A maneira como você se descreve pode abrir muitas portas e oportunidades”, comenta em seu artigo no LinkedIn, Natália Rocha, Gerente de Marketing para as Soluções de Marketing do LinkedIn para a América Latina.

A iniciativa faz parte da campanha global #LinkedInBuzzwords que acontece sempre no primeiro trimestre, momento em que os usuários fazem o maior número de atualizações nos perfis. Este ano, o LinkedIn contou com a parceria da Psicóloga e Presidente do conselho no Grupo Cia de Talentos, Sofia Esteves para analisar o uso destas palavras pelos usuários brasileiros.

É possível ver um aumento e migração das palavras comportamentais para as que demonstram competências técnicas

“Entre 2013 e 2016, as palavras mais utilizadas possuíam características comportamentais ou de gestão: responsável, estratégico, criativo, eram as preferidas. No entanto, mesmo que em 2016 as palavras comportamentais ainda se destacassem, é possível ver um aumento e migração para aquelas que demonstram competências técnicas, que foram as vencedoras em 2017: especializado, com experiência, qualificado”, analisa.

5 dicas para deixar seu perfil mais atrativo

Como o momento é de crise e muita gente desempregada, nada melhor do que dar aquela boa atualizada em suas informações para chamar a atenção no mercado. Confira abaixo algumas dicas que podem fazer a diferença:

  • 1. Orgulhe-se da aparência do seu perfil. Ajude o recrutador a encontrá-lo. Mantenha seus dados e se venda da melhor maneira possível, começando pela linguagem utilizada. Se você se considera um especialista, por que não mostrar isso isso com materiais visuais e resultados? Liste as habilidades relevantes, aquelas construídas por meio de sua experiência de trabalho.
  • 2. Mostre atributos. As palavras escolhidas dizem muito sobre você. É importante atingir um tom profissional; seja assertivo e direto ao falar sobre realizações. Não hesite em adicionar alguma personalidade à escrita — esta é uma ótima maneira de mostrar suas características.
  • 3. Palavras não precisam expressar tudo sobre você. Em vez de dizer que é criativo, por que não mostrar os projetos visuais dos quais se orgulha? É possível usar vídeos, trabalhos de design e material gráfico. Lembre-se: em um ambiente muito competitivo e cheio de potenciais candidatos é preciso se destacar da multidão e normalmente visualização tem de 5 a 10 segundos para impressionar um potencial empregador.
  • 4. Seja ativo. Não é apenas sobre o que está em seu perfil, ser diligente é fundamental quando se trata de redes. Acompanhe as empresas que o inspiram ou que você gostaria de trabalhar, faça novas conexões, junte-se a grupos e participe de discussões. Isso mostra aos recrutadores que está conectado ao que está acontecendo em sua indústria.
  • 5. Expresse sua opinião. Se você é um especialista em um determinado assunto, por que não contar ao mundo publicando um artigo no LinkedIn? Oferecer suas reflexões sobre temas relevantes do mercado demonstra que está bem informado e antenado sobre o que acontece.

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