Preço da Bitcoin despenca (de novo) e leva outras criptomoedas junto

1 min de leitura
Imagem de: Preço da Bitcoin despenca (de novo) e leva outras criptomoedas junto
Imagem: techcrunch

Pela terceira vez em apenas duas semanas, o preço da Bitcoin caiu significativamente. A moeda está sendo comercializada por menos de US$ 10 mil, o que representa uma depreciação de 6,7% neste momento segundo o CoinMarketCap. Dez mil dólares é quase um valor simbólico para a Bitcoin que, quando atingido, normalmente desencadeia ainda mais desvalorização por conta de fuga em massa de investidores. Como de costume, a queda da Bitcoin levou outras criptomoedas junto. Entre as vinte maiores do mercado, somente o Ethereum não está desvalorizando.

Dessa vez, a desvalorização da moeda tem a ver com pelo menos dois fatores. Nesta quinta-feira (01), o ministro da economia indiano fez um discurso negativo, explicando que o governo da Índia não reconhece a legitimidade das criptomoedas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

coinmarketcap

O governo não reconhece criptomoedas como legais ou mesmo como moedas em si e vai tomar todas as medidas necessárias para eliminar seu uso no financiamento de atividades ilegais

“A tecnologia de blockchain permite que organizações de qualquer cadeia de registros ou de transações existam sem a necessidade de intermediários. O governo não reconhece criptomoedas como legais ou mesmo como moedas em si e vai tomar todas as medidas necessárias para eliminar seu uso no financiamento de atividades ilegais ou como parte de sistemas de pagamento. O governo vai utilizar a tecnologia de blockchain proativamente para incentivar a economia digital”, disse Arun Jaitley, ministro da economia indiano em um discurso.

Apesar de Jaitley especificar que o governo vai reprimir o uso dessas criptomoedas apenas para financiar atividades ilegais e também impedi-las de serem utilizadas como forma de pagamento no país, não há nenhum indício claro de que a Índia pretende banir efetivamente o comércio desses ativos por lá. Mesmo assim, o mercado de Bitcoin reagiu negativamente, e o preço despencou.

Fora isso, rumores de que a empresa que gerencia o não teria as reservas em dólar que afirma ter também estariam prejudicando o mercado. O Tether é uma criptomoeda de valor fixo (US$ 1,00) usada como intermediária para compra de outras criptomoedas que não podem ser adquiridas com dinheiro comum. Dessa maneira, uma fraude relacionada a essa moeda poderia desestabilizar o mercado de Bitcoin e suas adversárias pelo menos por algum tempo, até que um substituto para o Tether surja.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.